CCC: desafios da escuta sinodal no Porto em conferência

A 8 de novembro, às 21 horas, tem lugar a 2ª sessão do ciclo «Abraça o presente: Juntos por um caminho novo», organizado em torno de grande parte das temáticas do Plano Diocesano de Pastoral 2022/2023. Esta sessão consta da conferência «A sinodalidade: Desafios a partir da escuta sinodal da Igreja do Porto», proferida pelo Cón. Joaquim Santos da Comissão Sinodal do Porto.

A conferência sintoniza com o Plano Pastoral da Diocese do Porto que numa das suas linhas programáticas refere a necessidade de «Dar atenção e seguimento à síntese da fase diocesana do processo sinodal».

Tal como foi anunciado aquando da divulgação do ciclo, esta conferência realizar-se-á por meios telemáticos, na expectativa de continuarmos a chegar a um público mais amplo. Os interessados devem manifestar a sua vontade de participarem para o endereço de correio eletrónico ccc@diocese-porto.pt. Em tempo próximo da sessão, ser-lhes-ão enviadas as coordenadas de acesso à sessão Zoom.

O ciclo continua nos meses seguintes a abordar as seguintes temáticas:

6 de dezembro – «A hospitalidade e a prática do acolhimento pastoral» – Manuel Monteiro Mendes (Pároco de Esmoriz);

3 de janeiro – «As instâncias eclesiais de corresponsabilidade pastoral» – Emanuel Brandão de Sousa (Pároco de Matosinhos; Conselho Pastoral Diocesano)

7 de fevereiro – «Escutar e acompanhar na fragilidade» – Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde;

2 de maio – «O discernimento em contexto de sinodalidade» – Alexandre Freire Duarte (Professor da Faculdade de Teologia e no CCC);

6 de junho – «Famílias acolhedoras de famílias» – Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar.

(inf: CCC)