Semana dos Seminários: momento oportuno para tomar consciência da realidade

Foto: alunos e formadores do Seminário Maior do Porto quando receberam a visita do humorista Ricardo Araújo Pereira (dezembro 2021)

De 30 de outubro a 6 de novembro tem lugar mais uma edição da Semana dos Seminários. Este ano o tema proposto é “Não te envergonhes de dar testemunho de Cristo.” (2Tim 1,8).

Na mensagem publicada para a edição de 2022 pela Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) é sublinhado que com “esta iniciativa, a Igreja pretende, hoje, apelar aos mais jovens para que sejam testemunhas alegres e corajosas de Jesus Cristo e do seu Evangelho”.

O bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, que preside a este órgão da Conferência Episcopal Portuguesa, assinala na sua mensagem que “a Igreja deposita uma grande confiança nos mais jovens” e apela a que eles “sejam capazes de dar um testemunho alegre da fé” que se baseie “no reconhecimento das suas capacidades, energia, audácia e criatividade”.

Especial destaque nesta mensagem para a afirmação de que este é o “momento oportuno” para que “o conjunto da Igreja e a sociedade tomem consciência da realidade” dos Seminários.

“Esta Semana é momento oportuno para que as Dioceses e Congregações Religiosas, o conjunto da Igreja e a sociedade tomem consciência da realidade atual dos Seminários. Em ambientes eclesiais e no espaço público é notória a falta de conhecimento e reconhecimento acerca da vida dos Seminários”, pode-se ler na mensagem.

Na diocese do Porto está prevista uma celebração no Seminário do Bom Pastor no dia 2 de novembro pelas 21.30h na capela do Seminário, em Ermesinde.

RS