JMJ 2023: símbolos não deixaram ninguém indiferente em Trofa-Vila do Conde 

“Os jovens fazem o céu na terra” disse uma idosa na passagem da cruz peregrina e do ícone mariano.

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estiveram em várias instituições da vigararia Trofa-Vila do Conde, entre os dias 23 e 25 de outubro.

A cruz peregrina e o ícone mariano foram sempre recebidas com muita alegria.

Depois da Eucaristia no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso, no domingo 23 de outubro, os símbolos partiram para Vila do Conde e marcaram presença numa Via Sacra que se realizou num pavilhão devido ao mau tempo.

A Via Sacra contou com uma encenação de todas as estações, preparada por jovens. Foram muitas as pessoas que assistiram ao momento, que equilibrou o silêncio com músicas de oração.

Até final da noite, a cruz e o ícone foram recolhidos para a Igreja de Santa Cristina de Malta, onde ficaram até à noite, para quem os quisesse adorar.

Na segunda-feira, dia 24 de outubro, o dia começou com uma oração das laudes, que deu o mote para um dia de peregrinação por variadíssimas instituições de Vila do Conde e Trofa.

Ainda em Vila do Conde, os símbolos foram a escolas, lares e paróquias. O objetivo era passar pelo maior número de locais, no tempo disponível.

Dias preenchidos na Trofa

Já na Trofa os símbolos JMJ visitaram a Escola Secundária da Trofa, onde foram recebidos por muitos alunos que mostraram extrema curiosidade com o significado dos símbolos.

A festa era tanta que os alunos se esqueceram, momentaneamente, da chuva. Todos queriam estar em contacto com a cruz peregrina e o ícone mariano.

Depois de visitar os mais jovens foi vez de ir a um lar de idosos. Lá foram recebidos com grande expectativa pelos utentes. Uma das utentes foi Cândida que reagiu com alegria à chegada dos jovens que traziam os símbolos. “Os jovens fazem o céu na terra”, disse.

Em todos os locais a preocupação em passar a mensagem dos símbolos e explicar o propósito da JMJ foi uma motivação constante dos voluntários.

Antes de terminarem a peregrinação por instituições a cruz e o ícone ainda visitaram o hospital da Trofa e o Colégio da Trofa. Neste último estava prevista uma passagem de apenas 20 minutos, mas a festa e a emoção dos alunos na receção fizeram o convívio prolongar-se quase uma hora.

O dia terminou com uma caminhada com muita animação. Os símbolos estiveram na Capela de Nossa Senhora das Dores até à 01h00 para adoração.

No dia seguinte os símbolos continuaram o caminho pela Trofa e acabaram a passagem pela vigararia depois de visitarem os bombeiros.

Os símbolos permanecem na Diocese do Porto até dia 30 de outubro.

MC