
Presidente do Cabido e do Colégio Consultores e Secretário da Comissão Permanente do Conselho Diocesano de Pastoral, assinam declaração com manifestação de solidariedade para com D. Manuel Linda, bispo do Porto. Voz Portucalense publica na íntegra.
SOLIDARIEDADE COM D. MANUEL LINDA, BISPO DO PORTO
Antes de sabermos que iria ser publicada a Nota Episcopal de 25/10/2022, pensamos manifestar a nossa solidariedade ao nosso Bispo D. Manuel Linda. Agora, e ainda com mais razão, queremos publicamente reconhecer, respeitando o justo direito e dever de informar e comentar, o empenho do nosso Bispo na erradicação da chaga do abuso sexual de crianças e menores cujo conhecimento assola a nossa Igreja. Não duvidamos da sua boa vontade, manifestada em vários encontros do clero, quanto à prioridade da proteção das vítimas, da reparação dos danos do passado, da procura da verdade, da transparência e da prevenção, para que tudo se faça de modo a não se repetir no futuro.
Com esta posição pública, recusamos o silêncio e queremos manifestar ao nosso Bispo a nossa solidariedade, estima e comunhão, neste momento difícil, de sofrimento e de perplexidade que nos encontrou impreparados, convictos que corresponde ao sentir da Diocese do Porto.
Nestes tempos difíceis, exigentes e de conversão, confiamos a Nossa Senhora da Assunção, Mãe da Igreja e Padroeira da nossa Diocese, o nosso Bispo e toda a nossa Diocese para que nos fortaleça e anime com o seu cuidado e o seu manto materno.
O Presidente do Cabido e do Colégio Consultores e o Secretário da Comissão Permanente do Conselho Diocesano de Pastoral
Porto, 26 de outubro de 2022