Tempo ajudou ao desenrolar do programa definido, que só teve uma ligeira alteração. Os bombeiros fizeram o transporte da cruz e do ícone da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Os símbolos da JMJ estiveram em Lousada nos dias 19 e 20 de outubro e procuraram chegar àqueles que têm mais dificuldades em contactar diretamente com a cruz e o ícone por razões de idade ou doença.
Assim, na quarta-feira, dia 19 de outubro, os símbolos visitaram instituições sociais e estabelecimentos de saúde. No Lar e Hospital da Santa Casa da Misericórdia foram recebidos por muitos idosos, profissionais de saúde e auxiliares.
Ao anoitecer, os símbolos seguiram até ao bairro Dr. Abílio Alves Moreira, onde conviveram com os habitantes. A passagem esteve integrada numa festa com os símbolos que se estendeu até à chegada à Praça das Pocinhas.
Na praça, a cruz peregrina e o ícone mariano foram recebidos por centenas de pessoas com o barulho dos bombos e de cavaquinhos. O momento foi ainda embelezado com fogo-de-artifício que coloriu uma noite de festa.
Após o convívio houve uma vigília de oração que se prolongou pela noite dentro, na Capela Porto de Abrigo.
Mau tempo alterou pouco os planos
Na quinta-feira, 20 de outubro, os símbolos passaram por várias escolas. Peregrinação contou com muita alegria por parte dos alunos, diretores e professores.
Em Lousada, deu-se a particularidade de os símbolos estarem sempre visíveis, mesmo nas deslocações, uma vez que os Bombeiros cederam carros para fazer o transporte do ícone e da cruz.
Ao contrário da passagem por Felgueiras, Lousada teve mais sorte com o mau tempo. Apesar de não haver sol, a chuva não atrapalhou os planos.
A única alteração deu-se na passagem dos símbolos para a vigararia de Paços de Ferreira. Em vez de ser no exterior, o envio deu-se no interior da Igreja Matriz de Lustosa.
Até 30 de outubro os símbolos da JMJ vão peregrinar na diocese do Porto. Depois serão entregues à diocese de Setúbal.
MC