No passado dia 12 de outubro, no Salão Nobre da Academia de Ciências de Lisboa, o padre Avelino Teixeira da Silva foi distinguido com o Prémio Nuno Burgete, atribuído pela Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) pelos seus anos de serviço à educação e ensino.
O sacerdote, que no próximo ano fará 60 anos de ordenação, viu assim reconhecida a sua missão no Colégio de Ermesinde. Desde 1963, o padre Avelino Teixeira da Silva lecionou naquela instituição de ensino da diocese do Porto, Religião e Moral, Geografia, Matemática, Ciências Naturais, Canto Coral e Português.
O padre Avelino Teixeira da Silva foi também coordenador de ano e diretor de turma, bem como assessor do diretor. Em maio do ano 2000 foi nomeado diretor pedagógico, função que exerceu ate 2012. Atualmente é prefeito no Seminário do Bom Pastor.
Na mesma cerimónia foi também distinguida a professora Maria de Fátima Couto Tavares de Sá, do Colégio de Gaia, uma instituição da diocese do Porto.
O Prémio Nuno Burguete da AEEP, homenageia educadores com mais de 25 anos de serviço no Ensino Particular e Cooperativo, vendo assim reconhecidas a sua dedicação e entrega aos alunos e ao projeto das respetivas escolas.
Nesta 11ª edição foram homenageados 18 Educadores das escolas associadas.
Este prémio colhe nome e inspiração num insigne sacerdote jesuíta, falecido em 2006, que foi destacado defensor do ensino livre e presidente da AEEP.
Nesta cerimónia foram também distinguidos 8 estabelecimentos de ensino com o Galardão AEEP que é conferido às instituições associadas que completam 25, 50, 100 e 150 anos de fundação.
A AEEP foi criada em junho de 1974 e representa o setor de ensino não-superior e não-estatal.
RS