Catedral: concerto assinala 37º aniversário do órgão de tubos (c/vídeo)

A 19 de outubro pelas 21.30h o Cabido Portucalense apresenta um Concerto a 4 mãos e 4 pés

Para assinalar o 37º aniversário da construção do grande órgão da Sé do Porto, o Cabido Portucalense promove um concerto de órgão a 4 mãos e 4 pés. Este concerto estará a cargo dos organistas Gregório Gomes e Samuel Pinto.

Os concertos a 4 mãos e 4 pés são acontecimentos relativamente raros de acontecer pelo que será uma excelente oportunidade para o publico assistir a um concerto com um reportório muito diversificado para 4 mãos e 4 pés.

Para que possam ver os dois organistas a tocar, irá ser transmitida a imagem dos organistas para todo o publico.

O concerto realiza-se no dia 19 de outubro, pelas 21:30 na Catedral do Porto com entrada gratuita e conta com obras de compositores como J. S. Bach, Kühne, A. Hesse, P. Cogen, R. Ampt, J. Langlais.

O concerto que se realizará na Catedral do Porto tem vindo a ser difundido por várias cidades portuguesas (Lisboa, Mafra, Braga) e tem recebido uma grande aceitação pelo publico pelo que será uma excelente oportunidade para que os portuenses possam ouvir música para 4 mãos e 4 pés e ao mesmo tempo celebrar o trigésimo sétimo aniversário do grande órgão da Sé do Porto.

Foi graças ao grande esforço do Cónego António Ferreira dos Santos que este instrumento foi construído e instalado em 1985 pelo organeiro Georg Jann. Este acontecimento foi um marco de uma extrema importância para a cidade do Porto que com a ajuda do Cónego Ferreira dos Santos impulsionou uma corrente de formação de novos organistas e ao mesmo tempo levou à construção de novos instrumentos para várias igrejas da cidade do Porto.

Nota biográfica dos organistas:

Gregório Gomes (*1987) é natural de Venezuela. Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade na Academia de Música de Oliveira de Azeméis onde estudou formação musical, piano e violino. Posteriormente concluiu o Curso da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos da Diocese do Porto onde estudou órgão, harmonia e direção coral com o Prof. António Mário Costa. Sob a orientação do mesmo professor, concluiu o 8º de órgão no conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. Concluiu também o IV Curso Nacional de Música Litúrgica tendo como professores António Esteireiro e Filipe Veríssimo. Concluiu a Licenciatura em Cravo pela Universidade do Minho, tendo estudado com o prof. Hélder Sousa. Posteriormente concluiu o mestrado em órgão – performance, na Universidade de Aveiro, sob orientação do Prof. António Mota. É organista na Sé do Porto desde novembro de 2017, colaborando também na Sé de Braga, igreja do Pópulo, igreja de São Vicente, Santuário do Sameiro e outras paróquias na diocese de Braga e Porto. É membro fundador da Associação de Música Sacra de Braga, vice-presidente e professor de Piano, Órgão e Harmonia na mesma instituição. Para além da sua atividade musical, concluiu o mestrado integrado em ciências farmacêuticas na Universidade do Porto.

 

Samuel Pinto (*1992) é natural do Porto. Frequentou o curso geral da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos da mesma cidade, onde teve como maior influência o Prof. António Mário Costa. Paralelamente, frequentou a Fundação Conservatório Regional de Gaia, onde concluiu o 8º grau de Piano e Formação Musical. Frequentou os cursos de Música Sacra Católica e Órgão Pedagogia na Hochschule für katholische Kirchenmusik und Musikpädagogik Regensburg, Alemanha, onde teve Stefan Baier e Franz Josef Stoiber como professores. Posteriormente concluiu o mestrado em Órgão Performance na mesma escola. Foi professor assistente na referida escola nas cadeiras de teoria musical e formação auditiva e é professor no Curso Nacional de Música Litúrgica em Fátima nas cadeiras de Harmonia, Órgão litúrgico e Órgão literatura. É membro fundador da Associação de Música Sacra de Braga. Cursou ainda Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

(inf: Cabido Portucalense)