Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) despediram-se da cidade do Porto numa grande celebração na Catedral no domingo 9 de outubro.
Presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, a Eucaristia foi vivida em ambiente festivo e com a participação de muitos jovens das paróquias da cidade do Porto que encheram por completo a Sé portuense.
Na sua homilia, o bispo do Porto exortou os jovens a levarem Cristo ao mundo: “Terminada a passagem dos símbolos, convoco-vos, então, para outra tarefa: esta fermentação de um mundo novo e de uma Igreja nova com os valores do Evangelho”, disse D. Manuel Linda.
“Nestes dias memoráveis, colhi uma grande lição: vós não tendes medo do mundo e de estar nele enquanto cidadãos e enquanto crentes. A condução dos símbolos às várias e apreciadas referências da vida social –mercados e praias, escolas, hospitais, bombeiros, instituições administrativas, etc.- com o mesmo à-vontade com que entráveis nas igrejas, mostrou-me a vossa notória capacidade de não separar a fé da vida em sociedade”, afirmou D. Manuel Linda recordando os dias da passagem dos símbolos JMJ pela diocese do Porto.
O bispo do Porto lembrou aos jovens que não estão sós, pois têm “dois incríveis amores e companheiros de Jornada: Jesus e Maria de Nazaré”.
No final da Eucaristia, os jovens das paróquias da cidade do Porto, saudaram o bispo com as suas cruzes da JMJ 2023 construídas a partir do logo da Jornada de Lisboa.
Os símbolos partiram depois para a zona sul da diocese do Porto, onde estiveram presentes numa grande celebração no Santuário de Nossa Senhora de La Salete em Oliveira de Azeméis.
RS