JMJ 2023: símbolos chegaram ao Porto vindos da Afurada

Foto: Rui Saraiva

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram na tarde de 6 de outubro à cidade do Porto pelo Cais do Ouro vindos da freguesia da Afurada em Gaia numa traineira.

Na receção aos símbolos estavam em Lordelo do Ouro no Porto, alunos do Colégio Nossa Senhora de Lurdes e da Escola Secundária Garcia de Orta. A estes se juntaram muitos fiéis que participaram numa breve oração presidida por D. Armando Domingues com alguns párocos da cidade do Porto.

A cruz peregrina e do ícone mariano visitaram naquela tarde a Universidade Católica do Porto (UCP) e a Escola Secundária Rodrigues de Freitas. Na UCP, o estudante Paulo Martinez declarou à reportagem de Voz Portucalense que esta iniciativa é um incentivo para as jornadas. “Foi diferente para mim e para as pessoas que andam na faculdade que não ouvem falar dos símbolos. Moveu muita gente e deu um novo incentivo para as jornadas”, detalhou Paulo Martinez.

Nesse final de tarde e noite os símbolos estiveram numa Festa Universitária junto à Reitoria, na Praça Parada Leitão e depois no Seminário de Vilar numa Missa com os estudantes que colaboram com a Pastoral Universitária, presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Durante o mês de outubro os símbolos da JMJ vão percorrer toda a diocese do Porto. A 30 de outubro serão entregues à diocese de Setúbal.

Os símbolos foram impostos pelo Papa João Paulo II. A cruz em 1984 e o ícone de Nossa Senhora em 2000

O mesmo pontífice deu origem à JMJ, depois do sucesso do Ano Internacional da Juventude, em 1985, em Roma.

MC/RS