
Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passaram por várias escolas e quartéis de bombeiros. Gaia protagonizou uma vigília no areal do Senhor da Pedra.
A peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Vila Nova de Gaia terminou na quinta-feira, dia 6 de outubro, depois de três dias de muito contacto com os gaienses.
Na última manhã, a cruz e o ícone passaram por várias paróquias antes de seguirem para as Vigararias do Porto. Passagens também pelo Seminário da Boa Nova, Igreja de Coimbrões, Igreja do Candal e Igreja da Afurada.
Passagem pela Vigararia de Gaia – Sul
A peregrinação dos símbolos em Vila Nova de Gaia começou na segunda-feira, 4 de outubro e foi vivida em clima de alegria.
A cruz e o ícone foram recebidos na fronteira de Espinho e São Félix. Seguiu-se um dia de visita a instituições de ensino – quatro escolas e um colégio – e a três quartéis de bombeiros voluntários.
O momento do dia ficou guardado para a noite, onde foi realizada um cortejo até ao Senhor da Pedra, seguido de uma vigília de Oração no areal.
O momento de oração alongou-se pela noite dentro e foi acompanhado por dezenas de fiéis.
No dia seguinte o caminho dos símbolos passou por mais de uma dúzia de paróquias, antes de ser entregue à vigararia de Vila Nova de Gaia – Norte.
Símbolos da JMJ em Gaia – Norte
A cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani” foram recebidos pela vigararia de Gaia – Norte em Avintes e passaram, no dia 5 de outubro, por várias paróquias.
O dia terminou com uma caminhada até à igreja de Santo Ovídio, onde se realizou uma vigília.
A peregrinação dos símbolos em Gaia termina hoje, ao serem enviados para a Cidade do Porto, onde permanecerão até dia 9 de outubro.
Durante o mês de outubro os símbolos da JMJ vão percorrer toda a diocese do Porto. A 30 de outubro serão entregues à diocese de Setúbal.
Os símbolos foram impostos pelo Papa João Paulo II. A cruz em 1984 e o ícone de Nossa Senhora em 2000
O mesmo pontífice deu origem à JMJ, depois do sucesso do Ano Internacional da Juventude, em 1985, em Roma.
MC