
Símbolos estiveram em Espinho-Ovar nos dias 3 e 4 de outubro, antes de serem enviados para Gaia Sul.
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estiveram na vigararia de Espinho-Ovar, onde passaram por escolas e hospitais.
A cruz peregrina e o ícone mariano passaram pelo Hospital Dr. Francisco Zagalo e por três escolas. Peregrinação pela Vigararia também contou com momentos de oração e de adoração, além de uma procissão onde se refletiu as últimas palavras de Jesus Cristo na cruz.
Os símbolos foram acompanhados por muitos fiéis, que se empenharam com muita disponibilidade e afinco nas decorações realizadas.
As atividades de segunda-feira (3 de outubro) também contaram com momentos culturais – com música – e até uma explicação sobre o significado dos símbolos.
Nesta terça-feira, 4 de outubro, os símbolos visitaram o Hospital de Espinho – onde os utentes e os profissionais de saúde foram muito recetivos – e duas novas escolas – nas quais foram explicados os significados dos símbolos ao corpo docente e aos alunos, que se mostraram interessados na JMJ.
O ícone e a cruz foram recebidos com muita simplicidade por parte dos fiéis da vigararia, que receberam os símbolos de coração aberto. As atividades realizadas contaram com a participação de pessoas de todas as idades, sempre com muita alegria.
A cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani” chegaram a Espinho no domingo e por lá permanecerão até esta terça-feira, dia 4 de outubro. Até ao final da semana ainda estarão em Gaia Sul, Gaia Norte e Porto Nascente e Poente.
No domingo, dia 2, os símbolos estiveram presentes numa missa celebrada pelo bispo do Porto, que animou os jovens e realçou a alegria que tem de estar presente nesta peregrinação.
Durante o mês de outubro os símbolos da JMJ vão percorrer toda a diocese do Porto. A 30 de outubro serão entregues à diocese de Setúbal.
Os símbolos foram impostos pelo Papa João Paulo II. A cruz em 1984 e o ícone de Nossa Senhora em 2000
O mesmo pontífice deu origem à JMJ, depois do sucesso do Ano Internacional da Juventude, em 1985, em Roma.
MC