60 anos de sacerdócio: padre Godofredo Domingues da Silva

Foi  5 de agosto de 2022 que o Padre Godofredo Américo da Rocha Domingues da Silva celebrou na sua paróquia de Santo António de Corim (entre Águas Santas -Maia e Rio Tinto –Gondomar) os 60 anos da sua ordenação. Alvo de homenagem daquela paróquia que fundou, lembrou, em jeito de homenagem e de memória  histórica, os passos e as pessoas da sua vida sacerdotal e paroquial:

Em primeiro lugar “os bispos que já partiram e a quem devo gratidão pela ordenação sacerdotal e pela nomeação para Pároco desta Comunidade, bem como os que acompanharam de perto toda a Vida Pastoral e Apostólica desta Paróquia, nos momentos históricos mais importantes e significativos, e que, por isso mesmo, se consideram autênticos marcos históricos. Assim recordo com saudade”:

D. Florentino de Andrade e Silva, que me ordenou em 5 de agosto de 1962 e me nomeou para coadjutor de Águas Santas em 29/09/1962 e que em 29/09/1963 me nomeou quási Pároco de Corim; D. Alberto Cosme do Amaral, que se deslocou vários anos seguidos a esta Paróquia a partir de 1965, para administrar o Sacramento do Crisma às crianças que tinham celebrado a sua profissão de Fé, bem como a tantos e tantos jovens e adultos que se tornaram, através deste sacramento, verdadeiros soldados de Cristo; D. Domingos de Pinho Brandão, Bispo Auxiliar do Porto que em 1973 se dignou fazer a primeira Visita Pastoral a esta Comunidade;

D. António Ferreira Gomes, que, em 10 de janeiro de 1982, presidiu à bênção da primeira pedra da Igreja Paroquial; D. Júlio Tavares Rebimbas, que presidiu à Bênção e Dedicação da Igreja Paroquial em 17 de outubro de 1993; D. Armindo Lopes Coelho, que, em 25 de março de 2001, veio benzer o Nicho e a Imagem de Nossa Senhora de Fátima e as imagens dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, que se veneram na nossa igreja, como candeias sempre acesas a iluminar toda a nossa ação pastoral; D. António Francisco dos Santos, que fez várias visitas a esta Comunidade, onde deixou sempre uma palavra de Consolação e de Esperança. Precisamente no ano em que regressou à Casa do Pai, em 11 de setembro de 2017, presidiu ao Dia Diocesano do Doente organizado pelo Movimento da Mensagem de Fátima desta Paróquia e que decorreu nas instalações do Seminário dos Missionários da Consolata. Visitou o nosso Centro de Acolhimento ao Peregrino, no Salão Paroquial, onde deixou também uma palavra de incentivo, de conforto, de coragem e de gratidão à Equipa que estava de serviço a acolher os peregrinos que se dirigiam a pé ao Santuário de Fátima, onde presidiu à Peregrinação da Diocese do Porto a Fátima, no dia 9 de setembro de 2017, onde milhares de diocesanos do Porto aclamaram a Virgem Maria na Cova de Iria; D. Manuel da Silva Martins, que professor no Seminário Maior do Porto e bispo de Setúbal e que em 29 de setembro de 2013 presidiu às Bodas de Ouro Paroquiais desta Comunidade.

Recordou ainda Sacerdotes e Religiosos que tiveram grande influência na sua formação espiritual e apostólica, entre eles: “Padre Sousa Pereira que me encaminhou para o Seminário;  Padre António Soares Pacheco que me acompanhou desde os 16 anos na minha escalada para o sacerdócio; Padre Francisco Alves do Rego e o Padre Serafim Marques, Missionários do Espírito Santo”, bem como o sacerdote Jesuíta Martins Pinheiro,  Monsenhor Miguel Sampaio, Reitor no Seminário do Porto.

Referiu também o papel os membros da Comissão Fabriqueira já falecidos, que lançaram a construção da nova igreja, bem como “todos os irmãos e irmãs dos vários movimentos, organismos e Obras da Paróquia que já partiram e que fazem parte dos alicerces espirituais desta Igreja, em boa hora construída para edificação do Povo de Deus nesta parcela da Diocese do Porto”, e ainda “os meus Pais, que zelosamente me educaram e acompanharam na escalada para o sacerdócio, bem como em toda a minha ação pastoral nesta Comunidade, e os familiares que já regressaram à Casa do Pai e que hoje, festivamente, se associam a esta Celebração de Ação de Graças”.

Teve igualmente palavras de agradecimento para o atual Conselho Paroquial de Pastoral, do atual Bispo da Diocese, D. Manuel Linda, aos Bispos Auxiliares e Eméritos desta Diocese “de quem tenho recebido a grande lição de servir e amar”, aos colegas da Vigararia da Maia,

à Câmara Municipal da Maia e Câmara Municipal de Gondomar, “pela colaboração que têm prestado a esta Comunidade”, às Juntas de Freguesia de Águas Santas, Rio Tinto e Pedrouços, “sempre prontas a colaborar nos projetos e iniciativas promovidas, para bem da Comunidade, que servimos”. Terminou com “uma palavra de carinho, de ternura, e de confiança aos membros mais frágeis da Comunidade: os pobres, os doentes, os aflitos e marginalizados e todos quantos nesta hora passam privações e dificuldades”.

Lembramos também que nesse mesmo dia 15 de agosto celebraram também Bodas de Diamante os padres Eugénio de Oliveira e Pinho Fernando Correia Gonçalves, Joaquim  José Moreira dos Santos, Manuel da Silva Santos (este ano falecido), Manuel de Sousa Oliveira Vales e Nuno Monteiro de Oliveira.