Candidatar as grandes pontes metálicas em arco da Europa a Património Mundial da Humanidade é o pretexto para esta nova aventura, que junta 23 equipas numa viagem com mais de seis mil quilómetros por nove países europeus, ao longo de 16 dias. Porto e Vila Nova de Gaia voltam a acolher a caravana a 4 de setembro.
O Six Bridges Rally sai para a estrada a 27 de agosto, com partida da Alemanha, e leva 23 equipas, distribuídas por 22 carros (dois deles elétricos) e uma moto, numa viagem pelas maiores pontes em arco da Europa. Um périplo que passa por Portugal, França e Itália, mas também pela Alemanha, Suíça, Liechtenstein, Espanha, Luxemburgo ou Bélgica.
O objetivo desta iniciativa é dar mais um impulso à proposta conjunta de elevar mais cinco pontes metálicas a Património Mundial da UNESCO, tal como já acontece com a ponte Luiz I (desde 1996). Além disso, esta prova permite ainda conhecer estas grandes obras da engenharia dos finais do século XIX.
As cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia voltam a estar na rota desta iniciativa, depois de terem acolhido a primeira edição em setembro de 2021. Sem qualquer vertente competitiva, os participantes do Six Bridges Rally têm apenas de cumprir o itinerário sugerido pela organização a cada etapa. A chegada da caravana ao Porto está prevista para 4 de setembro, entre as 16 e as 18 horas.
Este projeto conjunto engloba, além da ponte Maria Pia, mais quatro travessias ferroviárias: a ponte Müngstener (em Solingen, Alemanha), a ponte San Michele (em Paderno, Itália), a ponte de Garabit (em Ruynes-en-Margeride, França) e o viaduto ferroviário de Viaur (em Tauriac-de-Naucelle, França).
O Six Bridges Rally, que conta com o apoio da Câmara do Porto através da empresa municipal Ágora, tem final previsto para o dia 11 de setembro, na cidade alemã de Soligen.
Mais informações sobre este evento podem ser consultadas na página oficial da prova.
(inf: portal de notícias do Porto)