JMJ 2023: hino oficial do evento tem agora versão em mirandês

A Diocese de Bragança-Miranda, que acolhe os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em agosto, lançou hoje a versão em mirandês do hino da JMJ Lisboa 2023.

Na Concatedral, após a Eucaristia presidida por D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023,uma criança (Rui Pedro) cantou, a solo, a versão mirandesa da música “Há Pressa no Ar”.

“A tradução da letra foi coordenada pelo Município de Miranda do Douro numa parceria com a Associação da Língua Mirandesa, a Casa da Música Mirandesa e a Diocese de Bragança-Miranda”, indica uma nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA pelo Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais.

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão no Concelho de Miranda do Douro e depois da presença no Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, rumaram à cidade.

O mirandês é, desde 1999, a segunda língua oficial portuguesa.

Ainda hoje, os símbolos chegam a Valtorno, em Vila Flor, onde estarão durante a celebração da solenidade da Assunção (15 de agosto), no Santuário diocesano da Senhora da Assunção, em Vilas Boas.

O programa prossegue na Unidade Pastoral S. José, em Torre de Moncorvo, e nas comunidades da Unidade S. Bartolomeu dos Mártires, em Alfândega da Fé, e Freixo de Espada-à-Cinta, que a 21 de agosto acolhe uma celebração com D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023; o responsável acompanha os símbolos até ao concelho de Bragança e preside às festas da Padroeira Nossa Senhora das Graças.

De Bragança, a Cruz e o Ícone mariano seguem para Izeda e Macedo de Cavaleiros onde vão estar nas Unidades Pastorais da Divina Misericórdia e de Santo Ambrósio.

A 27 de agosto, os símbolos regressam à Unidade Pastoral de Ansiães, seguindo para Mirandela (Unidades Pastorais Senhora do Amparo e Espírito Santo) e Vinhais (Unidade Pastoral Senhora da Encarnação).

“O périplo pela Diocese de Bragança-Miranda culmina com uma visita à extensa Unidade Pastoral de S. Bento, no concelho de Bragança, entre os dias 2 e 4 de setembro”, conclui a nota.

A entrega à Diocese de Vila Real vai acontecer em Chaves, na tarde do dia 4 de setembro.

(inf: Agência Ecclesia)