
O bispo auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares, presidirá pelas 11 horas a uma Missa no domingo dia 14 de agosto.
Neste mês de agosto, o Santuário do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, convida à realização de uma peregrinação a pé no segundo domingo do mês. Este ano a peregrinação será no dia 14 de agosto.
Em comunicado, o Santuário informa que no passado “até à década de 70, por ocasião da peregrinação de agosto, eram milhares de fiéis que peregrinavam a pé até ao Monte da Virgem”. Refere que os peregrinos vinham “das paróquias do concelho de Vila Nova de Gaia, da cidade do Porto, de Gondomar, de Valongo, de Santa Maria da Feira, de Espinho, de Arouca, e não só”.
O padre Vítor Ramos, reitor do Santuário e a Confraria do Monte da Virgem formulam o convite para uma peregrinação a pé nesse domingo dia 14 de agosto. Pelas 11 horas haverá uma Missa presidida pelo bispo auxiliar do Porto D. Vitorino Soares. Haverá também Missa pelas 17 horas.
O Santuário do Monte da Virgem surgiu da grande devoção dos diocesanos do Porto e do padre Luís Pinho da Rocha à Imaculada Conceição.
Foi em 1905 que D. António Barroso presidiu à primeira peregrinação e benzeu a primeira pedra do Monumento à Imaculada. O Monumento foi inaugurado a 22 de agosto de 1937 e o Monte da Virgem tem sido lugar de inúmeras peregrinações diocesanas.
D. Manuel Linda, bispo do Porto, confirmou o Monte da Virgem como “santuário diocesano”, em julho de 2020. No passado dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, o bispo do Porto presidiu a uma Eucaristia no Santuário Diocesano do Monte da Virgem Imaculada. Na ocasião, D. Manuel Linda revelou o seu desejo de que seja construído no Monte da Virgem um grande santuário mariano.
“Gostava muito que, neste Monte da Virgem, espécie de farol visível ao largo e ao longe, se edificasse um grande santuário mariano que pudesse funcionar como símbolo das imensas possibilidades de quem se abre ao amor divino, como Maria Imaculada, e lugar de transformação dos corações para que, na abertura a Deus e aos irmãos, edifiquemos um mundo mais correspondente ao plano divino e às ânsias de felicidade de todas as pessoas” – declarou o bispo do Porto.
O Santuário do Monte da Virgem tem, ao longo do ano, momentos celebrativos especiais, como a Peregrinação dos Doentes, no domingo após o dia 11 de fevereiro, a Peregrinação das Mães, no primeiro domingo de maio, a festa litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem, a 25 de junho, e a solenidade da Imaculada Conceição, padroeira do santuário, a 8 de dezembro.
RS