JMJ 2023: evento mundial deu-se a conhecer no Festival Sudoeste

«Fomos a casa de família dos jovens, onde carregavam o telemóvel e descansavam» – padre Francisco Molho.

O padre Francisco Molho, coordenador Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Beja, esteve presente no stand da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 no Festival Sudoeste e disse à Agência Ecclesia que ali foram “a casa de família dos jovens, onde carregavam o telemóvel e descansavam”.

“Como o telefone não carrega em dois minutos, foi uma forma de manter os jovens ali connosco, nesse tempo estavam por ali, nos sofás e puffs, e fomos abordando os jovens, dando a conhecer a JMJ Lisboa 2023”, conta o sacerdote à Agência Ecclesia.

Além do posto de carregamento dos telemóveis, o espaço tinha ainda “pequenos concursos para ganhar merchandising da JMJ Lisboa 2023”, o que fez com a juventude tivesse curiosidade.

“Chegámos a fazer fila para participação, tinham de seguir a página da JMJ no Instagram e aproveitávamos para dar a conhecer a essência deste acontecimento mundial”, explica.

Segundo o padre Francisco Molho estavam por ali “muitos jovens que já sabiam o que é a JMJ e até estavam envolvidos nas paróquias” mas também havia uma grande parte que “nunca tinham ouvido falar e nem sabia o que era”.

“É difícil medir os frutos desta presença mas sentimos que fomos ali a casa de família onde os jovens podiam estar, o nosso stand era onde os jovens passavam muito tempo, chegavam, sentavam-se e ficavam tardes inteiras a carregar o telemóvel e sentiam-se à vontade em estar connosco”, refere.

O sacerdote, presente no stand de quinta-feira a domingo, juntamente com outros jovens do Comité Organizador Local e da Diocese de Beja, foi acolhendo e conversando com os jovens que ali chegavam.

“Foi uma experiência positiva para todos e para comigo, as pessoas ficavam estranhas em ver um padre mas ficavam contentes e acho que foi um testemunho importante”, refere.

Ainda no programa desta edição do Festival Sudoeste marcou presença o padre Guilherme Peixoto, da arquidiocese de Braga, DJ Peixoto, que animou a zona do campismo, na noite de quarta-feira.

Em 2023, o festival vai acontecer nos dias 9 a 12 de agosto, “uma semana mais tarde do que o habitual, de modo a não colidir com a Jornada Mundial da Juventude”, adiantou a organização do evento.

Recordamos que a grande jornada de Lisboa realiza-se de 1 a 6 de agosto de 2023.

(inf: Agência Ecclesia)