Já está disponível o fascículo 58 da Revista Igreja Portucalense

Acaba de ser sair o fascículo 58 do boletim da diocese do Porto «Igreja Portucalense», referente ao período de janeiro a abril de 2022, reunindo em 238 páginas um conjunto de textos distribuídos pelas secções habituais.

Em «Da Sede de Pedro», a revista apresenta a crónica da Santa Sé referente ao período do fascículo, da autoria de José M. Pacheco Gonçalves, sob o título «Em tempos de guerra e violência, reanimar a esperança». A crónica é acompanhada por quatro textos pontifícios que a ilustram, entre os quais o discurso no Simpósio Internacional «Para uma Teologia Fundamental do Sacerdócio».

Em «Atos Episcopais», depois de alguns textos da Conferência Episcopal sobre o Novo Missal e sobre as orientações em contexto de pandemia, reúnem-se sete homilias, 16 mensagens breves e oito outras intervenções de D. Manuel Linda.

O boletim diocesano acompanha a sessão do Conselho Pastoral Diocesano e a Assembleia Diocesana do Diaconado Permanente, que refletiram sobre o processo sinodal e sobre a programação do ano pastoral 2022/2023.

Em «Secretariados», a revista dá à estampa um texto do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas.

Na secção «Estudos», a revista oferece dois artigos: Tiago Azevedo Ramalho publica um estudo intitulado «Critérios de ação pastoral a partir da vida e da obra de Dom Frei Bartolomeu dos Mártires»; D. Edgar Peña Parra publica o texto da conferência proferida na Casa Diocesana de Vilar sob o título «A Igreja e o futuro do mundo no pós-pandemia».

Em «Figuras e factos», por ocasião do centenário do nascimento de D. Júlio Tavares Rebimbas, publica-se uma breve biografia do prelado portucalense da autoria de Maria João Oliveira e Silva e Luís Carlos Amaral. Os 30 anos do diaconado permanente na diocese oferecem a oportunidade para um texto do Diác. António Poças sob o título «Diaconado Permanente: natureza e missão. Algumas achegas a guisa de testemunho pessoal». Publica-se também um dossiê sobre «O cristianismo e a guerra na Ucrânia».

Em «Livros», publica-se o texto de apresentação, da autoria de Hugo Ribeiro da Silva, do livro «Catedrais, Cabidos e Capitulares: Um longo percurso institucional e cultural», coordenado por Adélio Fernando Abreu e Luís Carlos Amaral.

O fascículo da revista encerra-se com «Registos – Cúria Diocesana», evocando os presbíteros e diáconos falecidos e reunindo os decretos e nomeações relativos ao período.

A assinatura anual, que integra três fascículos, pode ser realizada, pelo valor de 35 €, para o seguinte endereço:

Igreja Portucalense | Casa Episcopal | Terreiro da Sé | 4050-573 PORTO.

O fascículo avulso tem um custo de 12,50 €.

 

Tel. 22 339 23 30 | Fax 22 339 23 48

igrejaportucalense@diocese-porto.pt