Visita Pastoral Santa Eulália-Vizela anuncia um tempo de Esperança

No domingo XVII (C) do Tempo Comum, o Evangelho do dia convida-nos a orar e a encontrar em Deus a razão da nossa existência. Mesmo a propósito, este dia ficou marcado pelo encerramento da Visita Pastoral de Dom Pio Alves à Paróquia de Santa Eulália, no Concelho de Vizela, o qual veio fortalecer este sentido de oração e de vida em comunhão. Uma visita que decorreu de 21 a 24 de julho.

A Visita Pastoral teve início na quinta-feira, 21 de julho e contou com um programa que visava o envolvimento da comunidade paroquial e de outras instituições locais. Neste dia, Dom Pio visitou as escolas e os infantários da freguesia, tendo um contanto direto com a comunidade educativa e com as crianças que frequentam equipamentos de dois distintos agrupamentos locais.

De seguida, visitou várias empresas, de diversos ramos, sempre com a intenção de conhecer o que se faz, ouvir as pessoas sobre a situação do mundo empresarial e laboral, mas, sobretudo, levar uma mensagem de ânimo para o presente e esperança para o futuro. Já no período da noite, realizaram-se as confissões aos crismandos e à comunidade em geral.

O segundo dia de visita foi destinado a ação sócio-caritativa e foi preenchido com a visita às casas de alguns idosos e doentes que, pelas mais variadas razões, estão impedidos de sair das suas residências, o que revela a preocupação da Igreja de ir ao encontro dos mais frágeis. Ainda no período da manhã, Dom Pio foi recebido e abraçado pelas crianças da Creche do Centro Social Paroquial de Santa Eulália – Vizela, celebrou a Eucaristia na capela da instituição e almoçou com os idosos da Estrutura Residencial para Idosos. No período da tarde visitou o outro equipamento do Centro Social onde esteve a conhecer o trabalho e a conversar com os utentes do Centro de Dia e do Centro Comunitário. Neste momento, salientou a dedicação e a qualidade do serviço prestado por esta instituição. No final deste dia, esteve reunido com as organizações e grupos locais, na sede da Junta de Freguesia, de forma a conhecer o envolvimento cívico, cultural, desportivo, recreativo e político vivido pela comunidade eulalense, onde transpareceu um ambiente de coesão e de partilha de boas práticas.

No sábado, houve lugar a um encontro com os escuteiros, na sede do agrupamento. Para o efeito, foram apresentadas as várias secções, os seus trabalhos, os êxitos e as dificuldades. Posteriormente, no Salão Paroquial, Dom Pio conversou com os catequistas e algumas crianças da catequese e os seus pais. Num diálogo simples, de proximidade e de maneira empática foi respondendo às questões colocadas pelos presentes. A Assembleia Paroquial, também prevista nesta visita, ocorreu à noite e contou com a participação dos diversos elementos dos grupos paroquiais, onde o Sr. Bispo escutou as diferentes realidades das pastorais, deu umas palavras de motivação e desafiou todos a retomar a vida normal, a realizar as atividades como antes da pandemia, tendo a consciência de que a Covid 19 serviu de desculpas para muitos abandonarem a prática religiosa. No entanto, não podemos deixar-nos contaminar com esta desculpa.

Na manhã de domingo, 24 de julho, a comunidade acordou muito cedo para preparar um lindo tapete de flores que serviu para embelezar o último dia da visita e a cerimónia do Crisma. Dom Pio presidiu a cerimónia da crismação, onde 31 jovens receberam este sacramento. No final da Eucaristia, fez um resumo da sua visita, agradeceu à comunidade eulalense o bom acolhimento e a dedicação com a paróquia. Durante toda a visita a comunidade foi agradecendo ao seu pároco, Sr. Padre Lemos, e ao Sr. Dom Pio o empenho da Igreja com o seu povo, especialmente nestes tempos difíceis, marcados pelas doenças, crises e guerras, reforçando que cabe a todos os cristãos ser sinal de esperança, do Novo e de dedicação ao outro. Aliás, coube mesmo ao Sr. Dom Pio o apelo maior, ele invocou a urgência de todos os batizados se envolverem na luta contra a pobreza e os males que assolam a sociedade.

(Texto enviado pela Paróquia de Santa Eulália – Vizela. Zona Pastoral de Lousada)