Nomeações para o presente e para o futuro da nossa Igreja Diocesana do Porto

De entre todas as suas estruturas, a Igreja privilegia, fundamentalmente, os Seminários e as Paróquias. Os primeiros são indispensáveis para, “a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, mestre, sacerdote e pastor, se formarem verdadeiros pastores de almas”, preparados para o ministério da palavra, do culto e da santificação e do pastoreio (OT 4). Os Seminários só se compreendem, portanto, na perspetiva das Paróquias ou outras comunidades de fiéis, lugar onde o povo cristão se congregue na expressão ordinária da vida litúrgica e sua celebração, no ensino da doutrina salvífica de Cristo e na prática da caridade do Senhor em obras boas e fraternas (Cf. CIC 2691).

Tendo isto presente, procuram-se distribuir os «recursos» sacerdotais de modo a prover todo o tecido diocesano de pastores que, sinodalmente, agreguem ao seu cuidado pastoral outros fiéis colaboradores e se disponham a ajudar os colegas vizinhos, muitas vezes sujeitos a um esforço bem maior do que seria exigido à sua idade e condições de saúde. A todos, agradeço o extraordinário exemplo de dedicação e de serviço a Deus e aos irmãos.

Considerando tudo isto e “a salvação das almas, lei suprema da Igreja” (cân. 1752), ouvido o Conselho Episcopal e os próprios, dispenso do trabalho pastoral alguns sacerdotes e, para o bem espiritual desta Diocese do Porto, ao abrigo do cân. 157 do Código de Direito Canónico, nomeio, até decisão em contrário, os seguintes fiéis:

 

  1. DISPENSAS

Pe. André Fernando Cardoso Machado, dispensado, a seu pedido, do múnus de Vice-Reitor do Seminário do Bom Pastor, Diretor do Pré-Seminário, Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Diretor Adjunto do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e de Pároco de Pedrouços (Nª Srª da Natividade), da Vigararia da Maia.

Pe. Carlos Armindo Oliveira Felgueiras, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Friande (S. Tomé), Pinheiro (S. Tiago) e Sendim (S. Tiago), da Vigararia de Felgueiras.

Pe. Davide Emanuel Almeida da Costa, dispensado do múnus Vigário Paroquial de Pedrouços (Nª Srª da Natividade), da Vigararia da Maia, mantendo os múnus anteriores.

Pe. Diogo José de Oliveira Barbosa Pereira, dispensado do múnus de Pároco de Mindelo (S. João Evangelista), mantendo os restantes múnus.

Pe. Fernando Sérgio Pereira Fernandes, dispensado do múnus de Pároco in solidum (Moderador) de Bairros (S. Miguel), Fornos (S. Pelágio), Paraíso (S. Pedro) e Real (Stª Marinha), da Vigararia de Castelo de Paiva-Penafiel, mantendo os restantes múnus.

Pe. Igor André Barbosa de Oliveira (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Vigário Paroquial de Besteiros (S. Cosme e S. Damião) e Sobrosa (Stª Eulália), da Vigararia de Paredes.

Pe. João da Silva Almeida, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Tropeço (Stª Marinha), Urrô (S. Miguel) e Várzea (S. Salvador), da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra.

Pe. José da Silva Coelho, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Baltar (S. Miguel), Vandoma (Stª Eulália) e Vila Cova de Carros (S. João Evangelista), da Vigararia de Paredes.

Pe. José Sousa e Castro, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Carvalho de Rei (S. Martinho), Lomba (S. Pedro) e São Salvador do Monte (Divino salvador), da Vigararia de Amarante.

Pe. Luciano Alberto da Silva Lagoa, dispensado do múnus de Administrador Paroquial de Vila Chã (S. Mamede), mantendo os restantes múnus.

Pe. Luís Mário Araújo Ribeiro, dispensado do múnus de Pároco de Albergaria da Serra (Nª Srª da Assunção), Cabreiros (S. Mamede), Rossas (Nª Srª da Conceição), da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra, mantendo os restantes múnus.

Pe. Manuel Pereira Crespo (Filhos da Caridade), dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Duas Igrejas (Stº Adrião) e Guilhufe (S. João Evangelista), da Vigararia de Castelo de Paiva-Penafiel.

Pe. Marcelino Teixeira de Freitas (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Pároco de Duas Igrejas (Stª Maria), da Vigararia de Paredes.

Pe. Mário Jorge de Sousa Ferreira, dispensado do múnus de Pároco de Ataíde (S. Pedro), Oliveira (S. Paio), Real (Divino Salvador) e Travanca (Divino Salvador), da Vigararia de Amarante, e Banho (Stª Eulália) e Carvalhosa (S. Romão), da Vigararia de Marco de Canavezes, mantendo os restantes múnus.

Pe. Tiago Filipe da Costa Santos, dispensado do múnus de Pároco in solidum de Bairros (S. Miguel), Fornos (S. Pelágio), Paraíso (S. Pedro) e Real (Stª Marinha), mantendo os restantes múnus.

 

2.1 – SEMINÁRIOS

2.1.1 – Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição:

 

Diretores Espirituais Adjuntos:

Cón. Álvaro Manuel Mancilha Veteriano, mantendo os restantes múnus.

Pe. José Alberto Vieira de Magalhães

 

Confessor:

Cón. Amadeu Ferreira da Silva, mantendo os restantes múnus.

 

Acompanhamento Espiritual:

Irmã Lisete da Natividade Barrigão Gonçalves, SSD.

 

2.1.2 – Seminário Menor do Bom Pastor

Pe. Ricardo Álvaro Aguiar Ribeiro, Vice-Reitor do Seminário do Bom Pastor, Diretor do Pré-Seminário e Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações.

 

 

2.2 – PARÓQUIAS

2.2.1 – Vigararia de Amarante

Pe. Leonel Fernando Gonçalves da Rocha, Pároco de Carvalho de Rei (S. Martinho), mantendo os restantes múnus.

Pe. Massimiliano Maria Arrigo, Pároco de Ataíde (S. Pedro), Oliveira (S. Paio), Real (Divino Salvador) e Travanca (Divino Salvador), e Vigário Paroquial de Banho (Stª Eulália) e Carvalhosa (S. Romão), da Vigararia de Marco de Canavezes.

Pe. Samuel Jorge Soares Coelho (Boa Nova), Pároco de Lomba (S. Pedro) e São Salvador do Monte (Divino salvador), mantendo os restantes múnus.

 

2.2.2 – Vigararia de Arouca-Vale de Cambra

Pe. José Pedro de Magalhães Novais, Pároco de Tropeço (Stª Marinha), mantendo os múnus anteriores.

Pe. Misael Fermín Fermín Calderón, Pároco de Albergaria da Serra (Nª Srª da Assunção), Cabreiros (S. Mamede), Rossas (Nª Srª da Conceição), Urrô (S. Miguel) e Várzea (S. Salvador), sendo dispensado dos múnus anteriores.

 

2.2.3 – Vigararia de Castelo de Paiva-Penafiel

Pe. Hugo Joel Pereira Cunha, Pároco de Bairros (S. Miguel), Fornos (S. Pelágio), Paraíso (S. Pedro) e Real (Stª Marinha).

Pe. Mário Abel da Costa Duarte, Pároco de Duas Igrejas (Stº Adrião) e Guilhufe (S. João Evangelista).

 

2.2.4 – Vigararia de Felgueiras

Pe. Artur José Dias Moreira, Pároco de Friande (S. Tomé), Pinheiro (S. Tiago) e Sendim (S. Tiago), sendo dispensado dos múnus anteriores.

 

2.2.5 – Vigararia de Gondomar

Pe. Tiago Daniel Machado Dias, Pároco de São Pedro da Cova (S. Pedro).

 

2.2.6 – Vigararia da Maia

Pe. Fernando Silvestre Rosas Magalhães, Pároco de Pedrouços (Nª Srª da Natividade), sendo dispensado do múnus de Pároco de S. Pedro da Cova (S. Pedro), da Vigararia de Gondomar.

 

 

2.2.7 – Vigararia de Marco de Canavezes

Pe. Gerardo Alberto Angel Comayagua, Pároco de Banho (Stª Eulália) e Carvalhosa (S. Romão) e Vigário Paroquial de Ataíde (S. Pedro), Oliveira (S. Paio), Real (Divino Salvador) e Travanca (Divino Salvador), da Vigararia de Amarante.

 

2.2.8 – Vigararia de Paredes

Pe. João Ulundo Kasoko (Diocese de Benguela), pároco de Baltar (S. Miguel), Vandoma (Stª Eulália) e Vila Cova de Carros (S. João Evangelista).

Pe. Ricardo José da Rocha Teixeira (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco de Duas Igrejas (Stª Maria), mantendo os restantes múnus.

 

2.2.9 – Vigararia de Santa Maria da Feira

Pe. Alexandre Manuel Teixeira Moreira, Pároco de Lobão (S. Tiago) e Vila Maior (S. Mamede).

 

2.2.10 – Vigararia de Trofa-Vila do Conde

Pe. Diogo José de Oliveira Barbosa Pereira, enviado, para Roma, para prosseguimento de estudos eclesiásticos de II grau, mantendo os restantes múnus.

Pe. José Emanuel Rodrigues Félix Milheiro Amorim, Pároco de Mindelo (S. João Evangelista) e Vila Chã (S. Mamede).

 

2.2.11 – Vigararia de Vila Nova de Gaia-Sul

Pe. Alexandre Manuel Teixeira Moreira, Pároco de Sandim (Stª Maria).

 

  1. OUTROS

Pe. Augusto Manuel Miranda Carneiro da Silva, Adjunto do Assistente do Núcleo Litoral do CNE, mantendo os restantes múnus.

Pe. Fernando Carlos Fernandes Coutinho, Curador da Obra de Nossa Senhora das Candeias, mantendo os restantes múnus.

Pe. António Alves Pinto da Costa, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira, mantendo os restantes múnus.

 

Porto e Paço Episcopal, 22 de julho de 2022

+ D. Manuel Linda, Bispo do Porto