Mosteiro de Grijó abre Exposição SYNODUS, de autores de Gaia

Com um concerto pelo Coro do Mosteiro de Grijó, D. Manuel Linda presidiu à abertura da exposição de Arte nas galerias do Mosteiro de São Salvador de Grijó, no dia 22 de julho de 2022.

Este ano a Exposição tem por título e tema SYNODUS, em referência à realização da caminhada sinodal da Diocese em ordem à celebração do Sínodo dos Bispos em 2023.

Esta intencionalidade da exposição deste ano foi assinalada pelo pároco, Cónego António Coelho de Oliveira, na introdução ao concerto e ao encontro: a paróquia quis associar-se através desta iniciativa, que este no realiza a sua XI.ª edição, procurando realizar o objetivo que o papa Francisco propõe para o Sínodo: participar ativamente nas decisões que afetam a vida eclesial, através da participação das comunidades cristãs.

Com o tema SYNODOS, palavra que traduz o sentido do caminhar juntos, fazer um caminho com alguém, a iniciativa quis valorizar esta presença dos artistas com os membros das comunidades cristãs em todo o mundo neste ideal.

O mesmo foi realçado nas palavras do Bispo do Porto que, a partir da harmonia das vozes do coro, em que todos colaboram cada uma na sua função para a construção de num conjunto harmonioso, evidenciou o sentido simbólico deste momento, a que se associam as diversas vozes da criação artística de cada um dos autores e artistas participantes na exposição.

O coro promoveu um percurso temático, desde o  canto de louvor, a centralidade apostólica, a ação do Espírito e também a presença de Maria e a presença do Justo na edificação da Igreja.

A assembleia saudou quer o coro quer os artistas, e quem foi oferecida uma flor, símbolo da busca da beleza.

Recomenda-se a visita a esta exposição, disponível na Mosteiro durante os próximos tempos, com a colaboração da Câmara Municipal de Gaia e da União das Freguesias de Grijó e Sermonde, com a curadoria de Bruno Marques.

CF