No próximo domingo, 24 de julho, será celebrada no mundo inteiro a segunda edição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais são chamadas a celebrar este Dia especial, cujo tema, indicado pelo Papa Francisco, é “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). Desta forma, como sugere na mensagem preparada para a ocasião, o Santo Padre deseja oferecer aos idosos um projeto existencial: ser “artífices da revolução da ternura”.
Falando do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 2022, o cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, observou que “com o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Santo Padre convida-nos a tomar consciência da importância dos idosos na vida da sociedade e das nossas comunidades e a fazê-lo, não de modo pontual, mas estrutural”.
Em 2021, o Papa Francisco estabeleceu que este Dia Mundial seria celebrado todos os anos, no quarto domingo de julho, na proximidade da Festa de S. Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus. Este ano, será a 24 de julho. A intenção de oração do Papa Francisco para este mês de julho é precisamente pelos idosos.
RS com Dicastério para os Leigos, Família e Vida