
Francisco dará especial atenção aos povos indígenas
Durante a oração mariana do Angelus, no domingo dia 17 de julho, o Papa Francisco confirmou que visitará o Canadá de 24 a 30 de julho. Uma visita com uma atenção especial aos povos indígenas.
“Caros irmãos e irmãs do Canadá, coo sabeis irei até vós, em nome de Jesus, sobretudo para me encontrar e abraçar as populações indígenas” – disse o Papa.
O programa de Francisco no Canadá inclui encontros com várias comunidades indígenas e antigos alunos das Escolas Residenciais.
Neste ano o Papa recebeu no Vaticano delegações de representantes dos povos indígenas do Canadá aos quais confessou a sua “indignação e vergonha” pela “deplorável conduta de alguns católicos”.
“Uno-me aos bispos canadianos, para pedir-vos perdão” – referiu.
Em 2021 foram descobertas centenas de sepulturas anónimas junto de antigas escolas residenciais indígenas; várias destas instituições pertenciam à rede de escolas administrada pela Igreja Católica, destinadas à “reeducação” de crianças indígenas, com o apoio do Governo canadiano.
Em 2015, após sete anos de pesquisa, a Comissão de Verdade e Reconciliação do Canadá divulgou um relatório sobre escolas residenciais, revelando que entre 1890 e 1996 mais de 3 mil crianças morreram por causa de doenças, fome, frio e outros motivos.
RS com Agência Ecclesia