
«Se queres ir depressa, vai sozinho, mas se queres chegar longe, vai acompanhado.» (Provérbio Africano)
Foi com a fraternidade como proposta que se realizou no dia 11 de julho o 28º encontro dos Padres e Teólogos Penafidelenses. Teve lugar na Paróquia de Luzim, sendo o anfitrião o Sr. D. Vitorino Soares, filho da terra.
O encontro iniciou-se com o acolhimento pelas 11h, seguido da Eucaristia às 11h30min presidida pelo Sr. D. Vitorino Soares e concelebrada por todos os Presbíteros.
Este ano foi com muita alegria que contamos com a presença de dois novos Presbíteros. O Padre Alexandre Moreira, natural de Cabeça Santa, que fora ordenado no dia anterior na Sé Catedral do Porto. E com o Padre Francisco Neto OFM Cap, natural de Duas Igrejas, que fora ordenado no passado dia 5 de junho, na Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Gondomar.
Ainda de assinalar a presença de 17 presbíteros e de 3 seminaristas alunos de Teologia, que frequentam o Seminário Maior do Porto.
Partindo das respetivas leituras e invocando a figura de S. Bento, Abade e Padroeiro da Europa, D. Vitorino Soares realçou a importância da amizade e da familiaridade no seio do presbitério, porque a cada presbítero irmana o mesmo sacerdócio ministerial e a mesma fraterna caridade de irmãos.
Ao terminar a Eucaristia, o Padre Rodolfo dirigiu umas amáveis palavras recordando os seus 60 anos de ordenação Presbiteral. De igual forma, foi recordado também com júbilo os 50 anos de ordenação presbiteral do Padre António de Sousa Alves.
Seguidamente à Celebração Eucarística, realizou-se o tradicional almoço/convívio onde podemos partilhar emoções e experiências de uma vida de serviço e de amor ao próximo.
Decidiu-se no final que o encontro do próximo ano será realizado no dia 10 de julho, na Paróquia de Valpedre, tendo como anfitrião o Padre Igor Oliveira scj, natural da mesma terra.
(inf: Emanuel Cerqueira/José Máximo)