CCC: concerto de música litúrgica no Santuário de Santa Rita

Na noite de 25 de junho, realizou-se no Santuário de Santa Rita, em Ermesinde, o concerto do fim do ano letivo dos alunos do Curso de Música Litúrgica do Centro de Cultura Católica do Porto (CCC). Intervieram todos os alunos da classe de Órgão do professor Tiago Ferreira e os alunos das classes de Coro e Direção Coral do professor Daniel Ribeiro.

O concerto integrou obras para órgão de Bach, Mendelssohn, Stanley e Peeters. O coro dirigido pelo professor Daniel Ribeiro e por alunos da sua classe de Direção Coral, cantou obras de A. Ferreira dos Santos, E. Amorim, F. Lapa,  J. Andrade Nunes, J. Rutter e J. Santos. O programa reflete parte do trabalho desenvolvido ao longo do ano, no caso do Coro marcado também pelo ritmo do ano litúrgico.

Inserido no projeto pedagógico da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos (EDML), o concerto é um momento de apresentação pública do trabalho realizado pelos alunos ao longo do ano e de divulgação da Escola junto das comunidades da diocese do Porto. Serve também para encerrar em ambiente festivo mais um ano letivo, após o termo da lecionação e no dia em que os alunos concluíram a realização dos exames finais. O bom nível global do trabalho apresentado faz-nos acreditar na validade do projeto de formação da Escola, cujos frutos se podem expandir ainda mais às comunidades cristãs da Diocese.

A EDML foi criada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia em 1989, a partir do Curso de Música Litúrgica já lecionado desde 1971, alargando a formação também aos acólitos e leitores. Depois de perto de década fora do CCC, a EDML regressou ao CCC em 2001/02, mantendo a sua ligação ao Secretariado Diocesano de Liturgia. A proposta pedagógica sempre conjugou a necessária competência técnica com a formação bíblica e litúrgica, de modo a que os diferentes ministérios, desempenhados com beleza e correção, se integrem na mesma ação litúrgica.

A EDML mantém a sua proposta formativa, graças aos alunos que as comunidades da diocese enviam para estudar e ao empenho e generosidade do corpo docente, assim formado no ano que termina: P. Agostinho Pedroso (História da Música Sacra; Instrumento de Tecla); Ana dos Santos (Canto); Cristina Barbosa (Piano); Daniel Ribeiro (Coro; Direção Coral; Harmonia); P. Domingos Areais (História da Salvação; Sagrada Escritura); Henrique Ferreira (Arte de Dizer; Coro de Leitores); Cón. João Peixoto (Ano Litúrgico; Lecionário); João Reis (Canto); Joaquim Marçal (Formação Musical; Instrumento de Tecla); José Manuel Campos (Cerimonial; Movimento e Expressão Corporal); Maria Manuela Oliveira (Proclamação Litúrgica); Tiago Ferreira (Órgão).

A EDML já abriu inscrições para 2022/23. Na formação vale sempre a pena apostar. Para dar voz à Palavra de Deus na assembleia litúrgica, não basta a alfabetização escolar. Para servir bem ao altar, não chega improvisar alguém a quem se facultam alguns elementos práticos de desempenho. A animação do canto litúrgico não vive apenas da tão necessária boa vontade e de uns rudimentos musicais. A ação litúrgica requer animadores competentes que só a formação técnica e litúrgica, aliada a uma convicta vivência cristã, torna possível.

O CCC, nas suas várias propostas formativas, entre elas os cursos de ministérios litúrgicos, continua a responder ao desafio que presidiu à sua criação. No termo de mais um ano e após o concerto que exprime em parte o que foi feito, é mais fácil intuir os frutos deste trabalho nas assembleias litúrgicas e desejar um melhor aproveitamento deste serviço que a diocese do Porto disponibiliza.

Ao acompanhar a evolução dos alunos ao longo de cada ano, é possível perceber a beleza das suas capacidades ao serviço das assembleias litúrgicas. Pode intuir-se o que seriam os organistas, salmistas e diretores de coro, como também os acólitos e leitores, multiplicados pelas comunidades cristãs da nossa diocese do Porto. É destas comunidades, contudo, que eles hão de continuar a provir para a formação séria que a EDML proporciona.

Fica, por fim, uma palavra de apreço e gratidão ao Santuário de Santa Rita e ao seu Reitor, P. Samuel Guedes, pelo acolhimento do concerto, que foi possível também graças ao órgão de tubos de que o Santuário dispõe e que se encontra a celebrar o vigésimo aniversário.

(inf: CCC)