“Que este Santuário seja o grande santuário da nossa diocese”

Bispo do Porto celebrou Missa na Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem

Foi num santuário «de cara lavada», após obras de requalificação e manutenção, donde sobressai a renovação do sistema dos sinos, que se celebrou, no passado dia 25 de junho, a Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem. A efeméride assinala o 117.º aniversário da primeira peregrinação, presidida por D. António Barroso, e a bênção da primeira pedra do Monumento em honra da Imaculada Conceição que sobressai no recinto do santuário.

Após a oração do terço, várias dezenas de fiéis e alguns sacerdotes da vigararia de Vila Nova de Gaia-Norte participaram na Eucaristia Solene, às 11h, presidida por D. Manuel Linda. Na homilia, o Bispo do Porto agradeceu o trabalho desenvolvido pela Confraria do Monte da Virgem Imaculada e pela reitoria do santuário. «Que este santuário seja o grande santuário da nossa diocese», exortou D. Manuel Linda.

Da parte da tarde, o Prof. José Moreira Cardoso proferiu uma agradável conferência, em que, de modo informal, partilhou o seu testemunho no convívio que teve com o Pe. Luís Pinho da Rocha, cujo 150.º aniversário do seu nascimento se celebra, na missão que desempenhou como fundador e capelão do santuário do Monte da Virgem. O Prof. Cardoso recordou o grande testemunho de amor e devoção à Eucaristia que tinha o Pe. Luís Rocha, bem como o modo prático que imprimia à pregação.

Desde 2021 que a Confraria do Monte da Virgem promove a celebração desta festa em honra de Nossa Senhora do Monte da Virgem, que tinha recebido acolhimento e adesão dos fiéis.

O Santuário Diocesano do Monte da Virgem Imaculada, «a casa da Mãe na diocese da Virgem», é sinal da grande devoção mariana da diocese portucalense. É também necessário que a diocese, no seu clero e no seu laicado, nas suas paróquias e mais comunidades, movimentos e associações, redescubra o Monte da Virgem como seu, como santuário verdadeiramente diocesano.

(inf: Santuário do Monte da Virgem Imaculada)