Fraternidade Sacerdotal do Porto inaugurou capela restaurada

Bispo do Porto benzeu o altar no dia de Santo António, padroeiro da Fraternidade

A Fraternidade Sacerdotal do Porto (FSP) esteve em festa no passado dia 13 de junho, com a celebração de Santo António, seu padroeiro, e a visita do Rev.mo D. Manuel Linda à Casa dos Castanheiros, em Esmoriz, para a Bênção do novo Altar da sua capela, recentemente recuperada.

O senhor Bispo foi recebido de manhã pelos órgãos sociais da Fraternidade, juntamente com alguns irmãos que se associaram a esta comemoração. Seguiu-se a celebração da missa em honra de Santo António, evocando a memória de todos os irmãos e benfeitores falecidos, especialmente o Doador desta Casa P. Manuel Dias da Costa, inaugurando assim a Capela.

Na homilia da celebração, o senhor D. Manuel Linda realçou a figura de Santo António como protótipo do sacerdote evangelizador, que num tempo difícil da vida da Igreja se esforçou por dar a conhecer a verdade do Evangelho e da doutrina cristã. Apontou que Santo António, como intercessor, nos recorda daquele “amigo junto do Amigo”, imagem da comunhão com Cristo que sempre deve pautar a vida dos sacerdotes tanto quanto a comunhão no presbitério. Também a imagem de Santo António como um frade mendicante, segundo D. Manuel, aponta a uma terceira dimensão fundamental da vida da Igreja e dos sacerdotes, que é a simplicidade de vida como ponto de partida para o serviço dos mais pobres.

No final da celebração da Missa, os presentes escutaram a palavra do Presidente da Direção, Pe. Alípio Barbosa, e do Presidente da Assembleia Geral, Cón. Fernando Milheiro, que fizeram uma apresentação da obra realizada na Capela e realçaram o papel da FSP como instituição vocacionada para ajudar o Bispo na comunhão do presbitério, acompanhando e promovendo a fraternidade e a entreajuda dos Associados.

À celebração seguiu-se um momento de confraternização e almoço na Casa dos Castanheiros, lugar para onde a Direção da FSP deseja brevemente transferir definitivamente a sua Sede.

As obras de recuperação da Capela de Santo António, decorreram entre 2018 e 2019, com projeto aprovado pela Comissão Diocesana de Obras e Infraestruturas. O restauro do painel retabular de estilo maneirista foi executado pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto. A pandemia de Covid-19 em 2020 forçou o adiamento desta inauguração da Capela e bênção do Altar.

É missão desta Casa, desde o seu Doador, P. Manuel Dias da Costa, que este espaço possa servir como lugar para descanso, convívio e oração para os sacerdotes associados da Fraternidade, férias, encontros ou um tempo para retemperar forças físicas e espirituais.

A Fraternidade Sacerdotal do Porto é uma IPSS, sob tutela do Bispo do Porto e das instâncias civis competentes, e tem por missão a ajuda mútua do Clero, prosseguindo o bem público na sua área de intervenção, de acordo com as normas da Igreja Católica, promovendo a caridade cristã entre os seus associados, na perspetiva dos valores do Evangelho.

(inf: Fraternidade Sacerdotal do Porto)