D. Pio Alves fez visita pastoral à paroquia de Vilar de Torno e Alentém em Lousada

Na semana que antecedeu a celebração da Solenidade do Pentecostes, a paróquia de Vilar do Torno e Alentém, em Lousada, recebeu a visita do Reverendíssimo Sr. D. Pio Alves, bispo auxiliar, da diocese do Porto. A última visita pastoral havia ocorrido em 2013, pelo que foi com grande entusiasmo que a comunidade paroquial acolheu e recebeu vossa eminência.

O grande objetivo da visita pastoral é abrir a Igreja à comunidade: é ver o Pastor reunir o seu rebanho, indo ao encontro daqueles que, por vezes, se desviam do caminho do Senhor; é levar uma palavra de conforto, aos que andam desanimados, lembrando-os que não estão sós; é ser Igreja viva, alimentada pela Palavra e pelo Espírito.

Falando de coisas sérias, sempre com uma serenidade e alegria, que tanto o caracterizam, D. Pio Alves reuniu com os diversos grupos que constituem a comunidade paroquial, deixando uma mensagem de esperança, empenho, dedicação e preserverança, neste mundo em mudança, que já não vive à luz do Evangelho.

No dia 1 de junho, dia em que a nossa comunidade celebra a dedicação da sua igreja, D. Pio Alves participou na Eucaristia e de seguida reuniu com aqueles que aceitaram viver o dom do serviço, nomeadamente: catequistas; coralistas; leitores; acólitos; ministros extraordinários da comunhão e zeladoras dos altares. Relembrou que “a messe é grande e os operários são poucos”, mas que todos são extremamente necessários para manter uma Igreja Viva, uma Igreja Sinodal, que caminha em conjunto, anunciando o Evangelho.

Já na sexta feira, dia 3, D. Pio Alves, juntamente com o nosso páraco, António Correia, visitou algumas empresas, o agrupamento de escolas e o colégio Srª do Carmo e reuniu com representantes autárquicos e do Movimento Sénior. A todos deixou uma palavra de ânimo e esperança pelos tempos que se avisinham. E que bom que foi ver o entusiasmo e as manifestações de alegria demonstradas nas empresas e nas escolas, quer pelos adultos, quer pelas crianças, que receberam D. Pio Alves de braços abertos, ficando certamente a lembrança, nas suas memórias e nos seus corações.

No sábado, pela manhã, D. Pio Alves visitou alguns doentes da nossa paróquia e foi como ver Cristo ir ao encontro dos mais frágeis, daqueles que precisam de uma palavra de alento, para poderem enfrentar a doença, o peso da idade e tantas vezes a solidão.

Seguiu-se um momento de muita alegria, onde D. Pio Alves proporcionou um encontro de proximidade com as crianças e jovens da catequese, bem como com os seus pais.

E a Visita Pastoral culminou com a celebração da Eucaristia, no dia de Pentecostes, onde foram confirmados na fé, cerca de 35 jovens e adultos, das três paróquias, confiadas ao nosso pároco. E que belo dia para receber o sacramento da confirmação; que belo dia para receber o Espírito Santo! D. Pio Alves relembrou que este não é o fim da caminhada em Igreja, que é importante que continuem a vir participar, que continuem a ser as pedras vivas, no templo do Senhor.

Resta-nos agradecer a amabilidade e disponibilidade demonstradas ao longo destes dias, pelo nosso bispo, com a plena convicção que vivemos momentos de proximidade e que queremos continuar a ser Igreja viva alimentada e confirmada na Fé, pelo seu Pastor.

(inf: Teresa Pinto)