A XVII edição das Jornadas Catequéticas, organizadas pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã, realizar-se-á entre 4 e 9 de julho, em regime híbrido.
Na edição deste ano o programa da jornada disponibiliza, através de 5 percursos formativos online e 4 presenciais, um espaço de formação/reflexão/experiências que têm em conta as orientações do Diretório, os objetivos do Plano Pastoral e a realidade da catequese, na nossa Diocese. Trata-se de recriar processos que, como afirma Dom Manuel Linda, tenham em conta que «a iniciação cristã não consiste na formulação de um conjunto de «boas disposições» para a celebração dos sacramentos, mas no estilo de vida e atitudes que nascem deles [e que reclamam] um itinerário que valorize o caminho de cada pessoa e a sua pertença à comunidade cristã».
O programa propõe para os dias 4 e 6 de julho, na plataforma ZOOM, três temas; Já não vos chamo servos, mas amigos (Jo 15,15): interpelações para a missão de transmitir a fé; Detetar os sinais e acompanhar a radicalização religiosa; Compreender e orientar comportamentos desafiantes na infância.
Nos dias 5 e 7 de julho, também online, duas temáticas centrais: Iniciar e educar para sinodalidade na catequese e com as famílias; Percorrer o novo itinerário catequético.
Retomando com alegria os encontros presenciais, dia 9 de julho, no Seminário de Vilar, refletir-se-á sobre: Rumo às JMJ – projeto e dinâmicas para acompanhar a iniciação à vida cristã dos adolescentes fora do espaço catequético; Família/catequese/comunidade: projetos e dinâmicas para iniciar à vida cristã; Suscitar o desejo da eucaristia: a adoração com crianças; A via da beleza na catequese: evangelizar através da música.
As inscrições para as XVII Jornadas estão a decorrer até dia 23 de junho. O programa completo, indicações práticas e formulário de inscrição estão disponíveis no Facebook: Catequese Diocese Do Porto.
(inf: Secretariado Diocesano da Educação Cristã)