Bispo do Porto exortou os jovens a instaurarem “a efetiva fraternidade universal”

D. Manuel Linda apelou a “uma sociedade mais humana, racional e pacífica” que promova o “bem comum” e a “vivência do amor social”.

O bispo do Porto presidiu à celebração do Sacramento da Confirmação de 34 jovens na manhã de Domingo de Pentecostes, 5 de junho. Numa Eucaristia na Catedral do Porto, D. Manuel Linda, na sua homilia, exortou os jovens que receberam o Crisma a instaurarem “a efetiva fraternidade universal”. Pediu-lhes que “em vez da mentira organizada, da injustiça omnipresente, da indiferença para com o outro” promovam a “preocupação pelo bem comum” e a “vivência do amor social”.

“Vamos a isto, caros jovens?” – perguntou o bispo do Porto apelando a “uma sociedade mais humana, racional e pacífica”.

“Para isso, precisamos do Espírito de Deus. Vede os Apóstolos. Logo depois da ressurreição começaram a proclamar a vida nova do Senhor Jesus. Não obstante, quando as dificuldades surgiram, barricaram-se em casa. O Evangelho de hoje fala nas “portas fechadas com medo dos judeus”. Entretanto, vem o Espírito Santo e soltam as amarras: não só saem para fora de casa para pregarem a todos como partem para as fronteiras do desconhecido. É que o Espírito de Deus transforma em coragem as atitudes de falsa prudência típicas dos tempos incertos” – afirmou D. Manuel Linda.

O bispo do Porto frisou aos jovens que o Espírito Santo recebido no dia do Crisma é aquele que “gera a alegria, a paz e a coragem”.

“Deixai-vos contagiar por Ele. N’Ele, sede pessoas de alegria, de paz, de coragem e implantai estes valores no nosso mundo. Contestai o mal. Mas, fundamentalmente, semeai o bem. Oferecei as vossas vidas sedentas de verdade para estas tarefas. Na vida matrimonial, certamente. Mas também na vida missionária, religiosa e sacerdotal. Porque não? Se o projeto de Deus para vós passar por aí, quem teria coragem de contrariar o seu plano amoroso, o caminho de felicidade que Ele estende à vossa frente?” – disse D. Manuel Linda na conclusão da sua homilia.

RS