Eleição Abacial na Abadia de S. Bento de Singeverga

“É com muita alegria que a Comunidade monástica da Abadia de S. Bento de Singeverga anuncia a reeleição de D. Bernardino Ferreira da Costa como Abade deste Mosteiro” – informa em comunicado a Abadia de S. Bento de Singeverga.

A Abadia informa ainda que esta reeleição acontece “após o término do primeiro mandato de oito anos que iniciara em 2013” e que tinha sido prorrogado devido à pandemia.

“A reeleição teve lugar no passado dia 25 de maio, memória do monge e Doutor da Igreja S. Beda Venerável. Com a passagem do Mosteiro de Singeverga da Congregação beneditina da Anunciação para a Congregação Sublacense Cassinense, presidiu à eleição abacial Dom Abade Josep-Maria Soler, Visitador da Província Hispânica desta Congregação, e Abade emérito do Mosteiro de Montserrat (Barcelona – Catalunha). Decorrido o processo eletivo de acordo com as Constituições e Ordenações da Congregação Sublacense-Cassinense, o resultado foi imediatamente transmitido à Cúria desta mesma Congregação, em Roma, donde Dom Guillermo Arboleda, Abade Presidente, emitiu a confirmação da eleição” – refere o comunicado enviado à VP.

Foi no final da tarde desse mesmo dia que teve lugar o rito de introdução do Abade. O Dom Abade Bernardino Costa “fez profissão de fé recebeu as insígnias abaciais (cruz peitoral e anel) e as chaves e selo da Abadia de Singeverga, fazendo ainda uma breve alocução à comunidade”.

Na igreja abacial do Mosteiro, “Dom Josep-Maria Soler pronunciou a bênção sobre o novo Abade, diante do altar e de toda a comunidade, seguindo-se depois o ofício de Vésperas”.

A nota do Mosteiro assinala que “o rito de introdução de um novo Abade se conclui com a Bênção Abacial, presidida pelo Bispo da respetiva Diocese”, mas neste caso, tratando-se de uma reeleição, “Dom Bernardino Costa já a recebeu aquando da sua primeira eleição (6 de Outubro de 2013) sob a presidência de Dom Pio Alves” – refere o comunicado.

RS