
O Tempo avança e as marcas continuam a ser deixadas no coração e na vida destas comunidades. Desta feita foi a vez da Comunidade de Santo André de Cristelos (Lousada) receber a Visita Pastoral do Sr. D. Pio Alves. E que bom foi viver estes dias de partilha. E que bom foi receber o Bispo nesta terra com uma identidade muito própria marcada por tradições, bons costumes e uma vida cristã ainda muito vincada. E que bom foi partilhar aventuras, partilhar fragilidades, partilhar anseios e desejos. E que bom foi sentir que não estamos sós…desde já, obrigado pela palavra de ânimo e entusiasmo que nos deixou Sr. D. Pio Alves…Vale a pena continuarmos Juntos por um caminho novo.
Esta encontro da Comunidade de Cristelos com o Sr. D. Pio Alves aconteceu nos dias 26, 27, 28 e 29 de Maio, e marcou a vida da nossa comunidade, por tudo o que permitiu e possibilitou. Receber a Visita Pastoral é ocasião para reflectir o presente, e construir o futuro desejando ser rosto de uma Igreja que acolhe, ou como nos diz p Papa Francisco “Quem se aproxima da Igreja deve encontrar portas abertas e não fiscais da fé!”.
Ficou claro ao longo destes dias que vivemos tempos de grandes desafios motivados pelo tempo que vivemos e estamos a viver, tempos de grandes exigências e que nos fazem repensar a Nova Evangelização.
Que dias marcantes…por tudo…por tudo o que representaram e significaram…foi tão bonito sentir o calor e o bom acolhimento da comunidade escolar da Escola Básica Lousada Centro, onde se respira um ar tão natural e tão inclusivo…foi tão bonito viver a proximidade com alguns empresários visitados que procuram garantir o bom espírito de companheirismo e de trabalho…um momento muito alto desta visita, foi a celebração inter paroquial (Boim, Cristelos, Pias e Silvares) na Capela do Senhor dos Aflitos onde foi administrado o sacramento da Santa Unção a cerca de 90 pessoas, no meio da fragilidade buscar a força e o alento no amor de Deus (Que lindo sinal de FÉ!!)…foi tão bonita a maneira acolhedora e muito afectuosa com que chegamos e estivemos no Jardim de Infância e na EB1 de Pias, com momentos de “arrepiar” sobretudo ao ouvir da boca de todas as crianças “Sou o Futuro, sou a Esperança.
Sou o melhor que há no mundo sou uma criança” (Que maravilha!!!)…foi tão bom ir ao encontro da fragilidade, de quem sente o avançar da idade ou as marcas da doença, ou mesmo de quem acompanha estas situações levando uma palavra de esperança…foi tão bonito sentir a alegria do Movimento Sénior pela prática do Boccia e pela música…foi tão bonito o encontro na instituição “Ao encontro das Raízes” onde o acolhimento e a integração se manifestam como valores que orientam e norteiam a vida…foi tão bom sentir a proximidade do Bispo com os colaboradores paroquiais e no meio de tanta partilha anima-nos não perder o sentido de Jesus Cristo…foi tão bonito o encontro com a Catequese (crianças, adolescentes, jovens, catequistas e pais) onde D. Pio Alves proporcionou um momento tão próximo e revelador de um entrelaçar de vidas…foi tão bonito mais uma vez partilhar o caminho acompanhados pela Mãe do Céu na procissão de velas que nos levou da Igreja Paroquial até à Capela da Senhora da Conceição…foi tão bonito celebrarmos juntos a Eucaristia respirando o ar da natureza na Festa da Senhora da Conceição e sentirmo-nos motivados a não desistir de procurar transformar o mundo com a presença de Jesus…foi tão bonito o que estes dias nos proporcionaram enquanto comunidade…Por isso, D. Pio Alves…estamos-lhe grato por tudo…
(inf: Paróquia de Sto. André de Cristelos, Lousada)