UCP-Porto acolheu o Dia Nacional da Faculdade de Teologia

O Dia Nacional da Faculdade de Teologia ocorreu na passada sexta feira, dia 20 de maio de 2022, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com o tema «Teologia e cultura».

A importância desta conexão, salientou a Prof.ª Dr.ª Isabel Capeloa Gil (Reitora da UCP), é que a Faculdade de Teologia tem de continuar o seu trabalho de investigação e ensino, para inspirar as demais áreas existentes na UCP e sensibilizar para o diálogo intercultural e integral da mensagem cristã. Lembrou ainda que o diálogo entre culturas só é possível quando nos despojamos e escutamos o outro, seguindo uma orientação proposta pelo Papa Francisco nas suas encíclicas sociais.

Este dia, contou com uma manhã de trabalhos que reuniu várias intervenções, desde a Reitoria da UCP à Presidência do Centro Regional do Porto, a Prof.ª Dr.ª Isabel Braga da Cruz e à Direção da Faculdade de Teologia, Prof.ª Dr.ª Ana Jorge, dando até voz aos alunos dos diferentes centros que tiveram intervenções musicais interessantes. No centro dos trabalhos esteve a Conferência Fé e Sociedade: Desafios Futuros, proferia por sua Ex.ª Rev.ª, D. Manuel Linda, Bispo do Porto.

No mundo em que vivemos a ligação Teologia-Cultura tem de estar cada vez mais presente, num mundo onde os valores cristãos estão a ser postos de lado, temos de ser evangelizadores neste mundo onde a desumanização está presente, como referiu D. Manuel Linda, Bispo do Porto, e temos de ser, como Faculdade de Teologia, um testemunho daquilo que é a marca da UCP, uma marca para viver, como referia o Prof. Dr. António Abel Canavarro, diretor-adjunto do núcleo do Porto, da Faculdade de Teologia. Este testemunho de que falava, é um testemunho que nos ajuda a não perder a nossa identidade e que, ao mesmo tempo, nos lembrava que são os nossos princípios que nos ajudam a enfrentar as diversas dificuldades e que nos dão otimismo para o futuro incerto, para continuarmos na busca incessante de Deus, fazendo uma leitura dos sinais dos tempos.

Este dia especial foi ainda marcado pela entrega de prémios aos alunos que mais se destacaram, a nível académico, no ano transato. O prémio Rainha Santa Isabel, atribuído ao aluno Hugo Joel Pereira Cunha, o prémio Fundação Amélia de Melo e o prémio Sagrada Família atribuídos a José Manuel Cachaço e ainda o prémio Fundação SNEC atribuído à Ir. Margarida Santos. O dia terminou com a passagem do testemunho para a Mariana, presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia de Lisboa, ficando na esperança de no próximo ano nos reunirmos todos presencialmente para o celebrarmos em Lisboa.

(texto e fotos de Rui Filipe)