Lousada: Visita Pastoral de D. Pio Alves à Paróquia de Lodares

Foi com muita alegria, que a Comunidade Paroquial de Santa Marinha de Lodares soube da disponibilidade e vontade do Reverendo Sr. Dom Pio Alves, Bispo Auxiliar do Porto, para a visitar entre 19 a 22 de Maio, em contexto de Visita Pastoral, fato que havia ocorrido na paróquia há aproximadamente 10 anos.

Com entusiasmo, expectativa e simplicidade, ao nosso jeito e com o nosso melhor saber, preparamos estes dias de encontro com a Comunidade, querendo dar oportunidade ao Sr. Bispo de contactar com todas as pessoas que a integram – não só aqueles que aceitaram viver o dom do serviço, movidos pela Voz do Divino Pastor: as nossas crianças, jovens, idosos e doentes, movimentos eclesiais, colaboradores – mas também todos os outros, como foi sinal o almoço convívio que se seguiu depois da Eucaristia solene de conclusão, para que ninguém se sentisse excluído.

Agradecemos profundamente as palavras de conforto, estímulo e aplauso aos obreiros do Evangelho, tendo visto, ouvido e sentido, o Sr. Dom Pio, as dificuldades do apostolado e da evangelização.

Estimulando as nossas energias, esta Visita Pastoral assumiu grande interesse para toda a comunidade, não tendo esta desperdiçado a oportunidade excecional do Pastor ir ao encontro do seu rebanho, tantas vezes disperso e que precisa de ser reunido e encontrado.

Reconhecemos a ajuda recebida na tomada de consciência de que – apesar de poucos – ainda somos muitos os que optam por seguir a Cristo com determinação, abrindo ao mundo em que vivemos e nos vários ambientes em que nos movemos, caminhos e janelas de Esperança para uma Igreja viva.

Agradecemos ao Nosso Bom Deus a oportunidade que nos deu de, pela sua presença, disponibilidade, afeto e voz nos ter trazido várias mensagens a tantos destinatários: de ânimo, junto dos empresários e empresas visitadas; de esperança – à contagiante alegria das crianças do Colégio de S. José de Bairros e aos docentes da Escola Básica de Lodares, que aguardam uma nova visita com a casa “completa”; de alento, aos idosos que visitou em suas casas; de consideração, pelo papel institucional da Junta de Freguesia e pelo papel desportivo, recreativo e cultural das Associações e Coletividades; de entusiasmo, à nossa catequese, seus pais e catequistas; de perseverança, aos colaboradores paroquiais.

No termo desta Visita, permanece um sentimento profundo de reconhecimento da nossa comunidade paroquial, pelas manifestações de carinho que marcaram esta visita e pela oportunidade, em que tantos puderam estar perto do Sr. Bispo e conhecê-lo melhor, comprovando uma bondade humana, um carisma sereno, uma profundidade de pensamento, uma fortaleza de ânimo, em suma, os sinais inspiradores que precisávamos num tempo de grandes desafios, como aquele que atravessamos.

Revemos estes dias e ficamos com a convicção que esteve entre nós um Pastor que iluminou a nossa mente, que falou ao nosso coração e que confirmou a nossa fé.

Um bem-haja!

(inf: paróquia de Lodares)