Via Crucis, o Musical: na Casa de Vilar de 20 a 29 de maio (c/ vídeo)

Baseado nos últimos momentos da vida de Cristo desde a sua condenação até à Sua crucificação e redenção, este novo musical com encenação e cenografia de Fernando Tavares, direção musical e arranjos de André Ramos, direção vocal de Andreia Sousa, guião de Liliana Moreira e coreografias e expressão corporal de Mafalda Tavares, está direcionado para um público a partir dos 6 anos inserido em grupos de catequese, escuteiros, grupos de jovens e também para um público familiar.

Via Crucis do latim que significa “caminho da cruz” é o mote para este musical que ao longo de uma hora e quinze minutos narra o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário, culminando com a Sua ressurreição. O exercício da via-sacra encenado neste musical, consiste em que o público percorra visualmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo e transportando toda essa vivência para a nossa realidade atual. Encontraremos assim em cada personagem diferentes histórias de vida e que tal como Jesus carregam a sua própria cruz das mais diversas formas.

Tal exercício, será feito baseado numa história escrita por Liliana Moreira, que se passa num teatro abandonado onde residem pessoas sem abrigo que fazem do mesmo a sua morada, e ao contarem as suas histórias de vida se revêm na “Via Crucis” que Jesus viveu à 2000 anos atrás. A mesma é apresentada como se de um alograma se tratasse, onde as músicas excelentemente orquestradas pelo Maestro André Ramos, ajudam a criar um ambiente próprio para a reflexão desta história que é transversal a toda a sociedade, pois tenta passar a mensagem do amor pelo próximo, nem que para isso tenhamos de dar a própria vida como um Pai ou uma Mãe o faria pelo Seu Filho.

O Musical

Depois do sucesso que os musicais “Cinderela”, “Pinóquio”, “Feiticeiro de Oz”, “Capuchinho Vermelho” e “Os Três Porquinhos” tiveram junto das escolas e público em geral, com mais de 100.000 espectadores a assistir, em mais de 45 representações cada, a Plateia D’emoções tem a honra de apresentar a sua próxima produção VIA CRUCIS – O Musical.

Este espetáculo conta com a participação de 16 atores com experiência comprovada, uma equipa técnica que garante a execução profissional do mesmo e uma equipa criativa exímia que passamos a apresentar:

Direção Artística de Fernando Tavares, que entre outros musicais dirigiu “Fame” em 2005, “Rent” em 2008, “Godspell” entre 2003/2005 e 2009/2010 e fez parte da Orquestra do Coro ligeiro da Academia de Música de Vilar do Paraíso como músico nos musicais Jesus Christ Super Star e Rei Leão, sendo encenador e diretor artístico de todos os sucessos da Plateia D’Emoções.

Direção Musical e Arranjos, André Ramos, Master of Music pela Guildhall School of Music and Drama, Londres, concluiu a licenciatura na ESMAE com a classificação de 19 valores. Foi 1ª flauta da Orquestra de Fosso no 42º Festival Mozart na Galiza, Espanha. Colaborou com a London Symphony Orchestra e Philharmonia Orchestra, tendo ainda sido músico convidado da London Arts Orchestra. Gravou ao vivo para a BBC com o New Music Ensemble e foi 1ª flauta da Guildhall Symphony Orchestra. 2010 marca a sua estreia no mítico Wigmore Hall, num concerto subordinado ao tema “Voiceworks”. O seu interesse não se esgota na música erudita: foi assistente do maestro no Musical “Fame”, tendo ainda colaborado nos ensaios do musical “Jesus Christ Superstar” de Filipe la Féria. “Scents of Light”, “Rent”, “Grease” e “Lion King” foram outros musicais onde participou. Dobrou várias séries para a Disney, tendo dado voz a uma personagem principal do “Livro da Selva” – o Urso Balu. Colaborou com a NTV em algumas emissões especiais, nomeadamente o Dia Mundial da Música e Natal. É também licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto.

Direção Vocal, Andreia Sousa, natural do Porto, iniciou os seus estudos em Canto em 1999, na Academia de Música de Paços de Brandão, na classe do Professor João Carlos Soares. Licenciou-se em Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Música de Vila Nova de Gaia, na classe da Professora Fernanda Correia. É Mestranda em Música para o Ensino Vocacional na Universidade de Aveiro, na classe do Professor António Salgado. Foi solista nas seguintes obras: Missa da Coroação (Mozart), Requiem (Mozart), Glória (Vivaldi) e Magnificat (Bach). Já participou em óperas como “A Flauta Mágica “, de Mozart; “Irene”, de Alfred Keil; “A Viúva Alegre” de Franz Léhar, “Ahmal and the night visitors”, Menotti; “O pequeno Limpa- Chaminés” de Benjamin Britten. Participou em Masterclasses sob orientação de Brian Gill, Laura Sartti, Enza Ferrari, António Salgado, entre outros. Concluiu o 5º grau de Flauta Transversal sob a orientação da Prof. Carla Cabral É ainda licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Texto (guião) Liliana Moreira, licenciada em Comunicação Social e está a concluir o mestrado em Gestão Cultural. Aos 5 anos iniciou a sua formação em música, onde terminou o curso complementar de piano. Fez seminários de Teatro Musical em Londres e Nova Iorque, onde estudou também cinema,  canto e  representação.  Integrou o elenco dos  musicais  Rent, Feiticeiro de Oz e  Mamma Mia.  É autora da versão portuguesa de Footloose, Aladino, Feiticeiro de Oz e Pinóquio. Foi jornalista, produtora e apresentadora de programas televisivos para canais como o ARTE, RTPN e RTPInternacional. Foi responsável pelas entrevistas, pesquisa documental e texto do livro Luthier Capela: de Espinho para o Mundo. Coordenou o Serviço Educativo da Orquestra Clássica da Madeira e escreveu neste contexto as histórias No sonho dos outros, De que cor é o amor? e “Mais-que-tudo”. É a criadora do projecto www.caramelo.com.pt.

As Coreografias e Expressão Corporal, são de Mafalda Tavares, com formação em dança clássica pela Royal Academy of Dance e jazz pela Academia de Música de Vilar do Paraíso e com larga experiência como atriz em Teatro Musical e Televisão.

Plateia D’emoções – Unipessoal Lda.