
O fervor e o entusiasmo que inundaram a Igreja em Portugal com as Aparições de Nossa Senhora em Fátima, encontraram também eco no santuário do Monte da Virgem. Assim, em 1938 foi erigido um altar (hoje inexistente) e benzida uma bela imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Testemunha o Pe. Luís Gonçalves da Rocha, fundador do santuário, nas suas memórias do Monte da Virgem (1956): «O Monte da Virgem tornou-se o lugar predileto da devoção do Porto e povoações limítrofes a Nossa Senhora de Fátima, por estímulo espontâneo dos corações. Nada fizeram, nesse sentido, as pessoas responsáveis pelo culto no Santuário, tendo-se limitado a corresponder às insistências gerais. Atualmente costuma vir do Porto ao Monte da Virgem, no dia 13 de cada mês, uma peregrinação a que se unem muitas pessoas. A capela enche-se de povo a recitar o terço a Nossa Senhora».
Tem sido assim ao longo de várias décadas, com mais ou menos intensidade. Muitas peregrinações à Cova da Iria da zona nascente e norte da diocese do Porto e Braga, no regresso, continuam a parar no Monte da Virgem.
Ainda em 2016, esta união espiritual entre o Monte da Virgem e Fátima teve um momento alto, na celebração do encerramento da visita da imagem peregrina à nossa diocese.
No próximo dia 13 de maio, celebra-se no santuário a Festa de Nossa Senhora de Fátima. Aos dias 13 entre maio e outubro, promove-se a recitação comunitária do terço do Rosário, da parte da tarde, assinalando as aparições de Maria.
Se o Monte da Virgem é «a casa da Mãe na diocese da Virgem», é sinal e farol da devoção a Maria dos diocesanos do Porto. Que cada dia 13, unidos em Igreja, aos pés de Maria, saibamos rezar e dizer-lhe «Aqui vimos, Mãe querida, consagrar-te o nosso amor».
Dia 13 de Maio
*11h – Missa em honra de Nossa Senhora de Fátima
*16h – Terço do Rosário
Dias 13 de Maio a Outubro – 16h – Terço do Rosário