Sobre dias felizes…D. Pio Alves em Visita Pastoral a Boim (Lousada)…

Foi com muita simplicidade e naturalidades que estes últimos dias foram vividos na Paróquia de S. Vicente de Boim, na Vigararia de Lousada. Passados 9 anos, tivemos de novo o privilégio de receber D. Pio Alves de novo em Visita Pastoral, nesta terra de grandes tradições, marcas e referências cristãs. E que bom que foi, sermos quem somos para mostrarmos como vivemos juntos a Fé.

A Visita Pastoral aconteceu entre os dias 5 e 8 de Maio, e foi sem dúvida nenhuma um momento importante na vida da nossa comunidade por tudo o que ele significou, permitiu e possibilitou…foi sobretudo um tempo para olhar o hoje e buscar novas formas de viver o amanhã, com um sentido cada vez mais firme do que é SER IGREJA. Foram dias verdadeiramente desafiantes, pois ainda ecoam tantos desafios que D. Pio Alves nos deixou como “uma verdadeira herança” que expressa o desejo de tornar o Evangelho fonte de Alegria para a vida.

Valeram a pena estes dias…valeu a pena ver a alegria, o esmero e a delicadeza com que a comunidade escolar do Jardim de Infância e da EB1 de Boim acolheram esta visita…valeu a pena pela forma como os empresários visitados valorizaram o momento de encontro com eles…valeu a pena a partilha com a Autarquia Local e com as demais associações e instituições de Boim (e Cristelos, dado que estamos diante de uma união de freguesias)…valeu a pena ir ao encontro da fragilidade, de quem sente o avançar da idade ou as marcas da doença, levando uma palavra de esperança…valeu a pena o encontro com os colaboradores paroquiais pela partilha de dificuldades e de alegrias…valeu a pena o encontro com a Catequese (e estávamos tantos), onde D. Pio Alves proporcionou um momento único de proximidade com as nossas crianças, adolescentes e jovens…valeu a pena percorrer ruas da nossa terra acompanhados pela Mãe do Céu, num caminho de luz, de Fé e de experiência de PAZ (que momento alto este)…valeu a pena celebrarmos juntos a Eiucaristia e sentirmos que o caminho se faz caminhando…Valeu mesmo a pena, e nós comunidade paroquial de Boim queremos deixar certo que iremos tudo fazer para continuarmos a ser expressão viva de uma Igreja viva e reunida à volta do Bom Pastor.

D. Pio Alves…ainda ecoa nos nossos ouvidos a palavra que tantas vezes disse…ÂNIMO…animados por Cristo queremos viver animados na vida.

(inf: Paróquia de S. Vicente de Boim, Lousada)