Bênção das Pastas: bispo do Porto pediu empenho social aos finalistas

Foto: João Lopes Cardoso

D. Manuel Linda invocou os valores da verdade, da liberdade e da fraternidade. “Jesus Cristo quer participar na aventura da vossa existência” – disse aos estudantes universitários.

Após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, os jovens finalistas universitários do Porto reuniram-se em celebração eucarística no centro da cidade, junto ao Jardim da Cordoaria, para a tradicional Bênção das Pastas.

Neste ano de 2022, a Missa da Bênção foi um momento muito sentido e participado por milhares de pessoas, entre estudantes e suas famílias. Uma celebração presidida pelo bispo do Porto no domingo dia 1 de maio.

Na sua homilia D. Manuel Linda pediu “empenho social” aos jovens finalistas universitários. “O diploma é um dom da sociedade” – disse o bispo do Porto exortando os finalistas a serem “jovens generosos”.

Recordou algumas “ideias simples sobre a vida social”: a verdade, a liberdade e a fraternidade.

Sobre a verdade, D. Manuel Linda alertou para o facto de esta ser a “flor frágil que os ditadores atacam”. “A universidade ensina a procurar a verdade” – salientou o prelado afirmando que hoje existem “abundantes meios de mentiras”.

Invocando o valor da liberdade, D. Manuel Linda disse aos jovens para serem livres e que para tal devem exigir deles próprios e da sociedade.

O bispo do Porto, assinalou também o valor da fraternidade declarando que “é possível uma civilização do amor”, acentuando que “o desenvolvimento é para todos”. Denunciou “uma sociedade violenta” e revelou estar “chocado com o que uma nação está a fazer a outra na Europa”.

“Jesus Cristo quer participar na aventura da vossa existência. Não para tirar nada, mas para garantir a esperança” – disse D. Manuel Linda dirigindo-se diretamente aos jovens finalistas universitários. “Mantenham a fé” – declarou.

O bispo do Porto concluiu a sua homilia saudando professores e funcionários das universidades. Deixou uma mensagem aos pais dos estudantes, com particular relevo para a saudação a todas as mães, assinalando a especial festividade daquele domingo.

No final da celebração, D. Manuel Linda abençoou os finalistas, agradecendo a presença das autoridades académicas e autárquicas e saudando toda a equipa da Pastoral Universitária liderada pelo padre José Pedro Azevedo.

RS