Paróquias celebraram tríduo pascal em comunhão

Depois de dois anos de interregno por causa da pandemia, as comunidades paroquiais do Divino Salvador de Carregosa, Santa Eulália de Chave e de S. João Baptista de Vila Cova de Perrinho, pertencentes à vigararia de Arouca / Vale de Cambra, puderam celebrar o Tríduo Pascal em conjunto, vivendo-o em caminho sinodal.

As celebrações em espírito de comunhão, participação e de missão, conforme pretende o Papa Francisco, no pavilhão da Escola EB 2, 3 de Carregosa, devidamente preparado para o efeito, começaram na noite de quinta-feira santa com a celebração da missa da ceia do Senhor, com a recepção dos óleos santos benzidos nesse dia, na sé catedral, na missa crismal, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Na sexta-feira pela manhã rezou-se Laudes e, à tarde, as três comunidades voltaram a encontrar-se para a celebração da Paixão do Senhor e à noite para a vivência da Via-Sacra. No sábado pela manhã, oração de Laudes, enquanto, à noite, celebrou-se a grande Vigília Pascal com as suas quatro partes, a liturgia da Luz e bênção do fogo, liturgia da Palavra, a liturgia Baptismal e a liturgia Eucarística. 

À homilia, o P. José Joaquim Ribeiro, que preside às três paróquias, salientou que “Cristo é a Luz de tantas noites que passamos. Quando estamos com Ele, não há noite que nos meta medo. Ainda que o cenário à nossa volta não seja o mais animador, Ele aponta que depois da noite virá o dia que Ele fez, e o que Ele faz é eterno: é o seu selo de garantia. Ele, com a luz da sua Ressurreição, rompeu com aquilo que seria um final trágico aos nossos olhos”. 

No domingo de Páscoa teve lugar a celebração em cada uma das paróquias de missa solene de Páscoa, bem como a visita pascal, que na paróquia de Chave, como é habitual, estender-se-ia pela segunda-feira da oitava de Páscoa.