Vigília Pascal: “só o Ressuscitado, o Vivente, tem força para recriar um mundo novo”

Foto: Rui Saraiva

Jesus “está vivo! Demos-lhe o lugar central da história do mundo e das nossas vidas pessoais” – declarou D. Manuel Linda.

O bispo do Porto na Vigília Pascal afirmou que “só o Ressuscitado, o Vivente, tem força para recriar um mundo novo”.

Para D. Manuel Linda neste mundo novo “os medos” serão “suplantados pela alegria” e “a morte pela vida”.

Jesus “está vivo! Demos-lhe o lugar central da história do mundo e das nossas vidas pessoais” – declarou D. Manuel Linda.

O bispo do Porto sublinhando a importância da “série de textos bíblicos” que se escutam na Vigília Pascal” frisou que “esta longa sequência pretende mostrar-nos que o acontecido em Jerusalém, no relativo a Jesus de Nazaré, por alturas da Páscoa dos judeus, faz parte do caminho da salvação e que o plano divino se cumpre num túmulo vazio: “Ressuscitou! Não está aqui!”, dizem os anjos às mulheres” – disse o prelado.

“Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago” foram as mulheres que ouviram a questão apresentada pelos “mensageiros divinos”: “Porque procurais entre os mortos Aquele que está vivo?”.

A este propósito D. Manuel Linda citou o comentário do Papa Francisco que “define a Páscoa como a festa da remoção das pedras e das pedras mais duras que apoquentam a nossa vida: uma fé tíbia, a falta de esperança, a angústia, os medos, a morte, o pecado”.

“Mas é possível remover tudo isto no Ressuscitado, ou não fosse Ele o Deus dos vivos e não o Deus dos mortos” – acrescentou D. Manuel Linda salientando na conclusão da sua homilia que “Jesus não se conhece pelos livros da história, mas experimenta-se no prendimento do coração”.

RS