D. Armando Domingues em Visita Pastoral à Paróquia de Duas Igrejas, Penafiel

Na semana de 21 a 27 de março, a Paróquia de Duas Igrejas – Penafiel, foi agraciada com a visita pastoral, na pessoa do Bispo Auxiliar do Porto, D. Armando Domingues, que esteve sempre acompanhado pelo nosso querido pároco, Padre Crespo. Foi uma semana intensa, repleta de felicidade e de momentos de partilha, união e reflexão.

Enquanto catequista tive a oportunidade de participar numa reunião orientada pelo D. Armando, com catequistas, pais e elementos do grupo de jovens da paróquia. Foi um momento tão enriquecedor que nem nos apercebemos do tempo passar. Ouvimos falar, conversamos e refletimos sobre a Igreja Sinodal, e foi-nos proposto desenvolver uma pequena reflexão em grupos bastante heterogéneos, que deu origem a conclusões produtivas e interessantes.

Apesar de não ter participado, tive conhecimento, através da alegria manifestada por algumas crianças, da sua visita ao Centro Escolar de Duas, onde almoçou com os professores e a Comissão Fabriqueira da paróquia.

Os nossos idosos, também, foram acariciados pela sua visita ao Centro de Dia da ADDI (Associação para o Desenvolvimento de Duas Igrejas). Tiveram oportunidade de lanchar juntos e até houve momentos recreativos. Alguns dos nossos doentes, também, foram visitados, nas suas residências.

No dia 26 de março, tivemos a oportunidade de “caminhar em conjunto”, pois catequistas, jovens, crianças e pais organizaram-se para uma eucaristia mais participada, bem como para a realização de uma receção colorida e cheia de alegria, ao nosso querido Bispo Auxiliar, D. Armando. Um mensageiro de Cristo alegre, bem-disposto e cativante na sua forma de comunicar e aquecer os corações destes cristãos sedentos deste tipo de encontros e atividades. As nossas crianças aguardaram ansiosamente a chegada do “Sr. Bispo”, sem demonstrarem cansaço. E este fez questão de os cumprimentar, de lhes dirigir uma palavra, mostrar um sorriso.

D. Armando, demonstrou uma enorme simplicidade e proximidade a este povo de Deus, que quer caminhar junto.

(inf: Carla Pereira)