
No conjunto das quatro paróquias confiadas aos cuidados pastorais do Pe António Teixeira, Nespereira foi a última a receber a Visita Pastoral do Sr. Dom Pio Alves.
Com um programa que começo na terça-feira, dia 15 de Março, o Sr. Bispo, acompanhado do pároco, foi passando pelas diversas realidades que compõem a comunidade de Nespereira. Na tarde daquele dia, visitou alguns doentes marcados pela pandemia e que os deixou sem possibilidade de regressarem à prática da vida cristã no sei da família dos irmãos, no lugar que a todos diz muito e que é, por excelência, o local de reunião dos filhos de Deus: a Igreja. Na sua maioria, debilitados pelos confinamentos e outras consequências da pandemia, estão sem mobilidade e sem saúde para se deslocarem e participarem na eucaristia.
Ao fim da tarde, às 19h, o Sr. Dom Pio presidiu à eucaristia ferial na qual 18 crianças do 2º ano da catequese fizeram a sua Festa do Pai-nosso. Foi um momento particularmente sensível para asa crianças e seus pais, ficando a reflexão da nossa condição de filhos de um Pai que é Pai de todos e, portanto, todos irmãos e não inimigos.
Sendo tempo da Quaresma e uma semana em que se iniciaram as confissões quaresmais nas várias paróquias da vigararia, o Sr. Bispo apenas voltou na sexta-feira seguinte para dar continuidade aos compromissos agendados. No dia 18, pelas 10h, começou uma sequência de visitas a empresas da terra com alguma presença e impacto na vida de muitos paroquianos e suas respetivas famílias; visitou duas confeções, uma superfície comercial e uma empresa de placas de derivados de madeiras que empregam colaboradores, na sua maioria, de Nespereira.
Pelas 15h, deslocou-se à Escola Básica de Nespereira que alberga crianças desde os 4 anos até ao fim do 4º ano de escolaridade. Para além de reconhecer o trabalho dos professores e educadores, das auxiliares e funcionárias da escola, de lhes lembrar que têm nas suas mãos o futuro da nossa sociedade, deixou uma exortação às crianças para que sempre agradeçam o amor e dedicação que estas pessoas lhes dedicam.
Logo de seguida, visitou a Associação de Solidariedade Social de Nespereira, que dedica a sua acção a crianças até aos 3 anos, a idosos em Centro de Dia e outros tantos nas suas casas, no SAD. Conheceu as débeis instalações desta Instituição onde, a reconhecida falta de condições, agravadas pelas exigências devidas ao COVID-19, dificultam o desempenho excelente dos seus serviços à comunidade. Contudo, e felizmente, a Instituição está a levar a acabo uma grande intervenção no espaço de uma escola que fechou e que foi cedida para o efeito. Esta grande obra, que o Sr. Bispo teve oportunidade de visitar e que está em fase de acabamentos, permitirá à Instituição alargar a capacidade das suas Resposta Sociais e será a grande “arma” para uma intervenção soberba e invejável nas necessidades da população.
Houve ainda tempo para visitar uma doente, recém-chegada do hospital, e que é uma referência para os mais jovens em idade “casadoura”, pois tendo dedicado a sua vida acompanhou-os no percurso de escola, a muitos deixou ensinamentos que os ajudarão a serem Homens.
Às 21h, reuniu-se, na Igreja Paroquial, com todos os colaboradores, movimentos e grupos paroquiais. Depois de cada grupo se apresentarem, ouviram do Pastor sugestões e palavras de esperança e de alento para continuarem o bom trabalho que vão desenvolvendo para com a comunidade: é assim que põem em prática o amor ao próximo e a Deus.
No sábado, dia 19, dia do pai, às 15h, na Igreja Paroquial, o Sr. Dom Pio marcou presença num encontro com todas as crianças da catequese, os seus pais e os respectivos catequistas. Para as crianças, foi a oportunidade de “examinarem o bispo” com perguntas variadas e curiosas, para os pais, um momento de refletir a continuidade da catequese na eucaristia. Para os catequistas, foi ocasião de ouvirem palavras de alento e ânimo na tarefa árdua de transmitir a fé e garantir o futuro da comunidade cristã.
De seguida, o Sr. Bispo foi recebido na Junta de Freguesia, pelo Sr. Presidente e alguns elementos do executivo, numa visita de cortesia, na qual marcaram presença e fizeram uma pequena apresentação a Associação de Solidariedade Social de Nespereira, o Grupo Desportivo de Nespereira, o grupo de cavaquinhos “Rompe Cordas”, os Amigos das Motas “o Bijou” e o federado Rancho de Folclore de Nespereira. Foi notória a simpatia a amabilidade com que todos acolheram o prelado que lhes deixou uma palavra de atenção e vigilância aos que, de agora em diante, poderão vir a passar a mal por causa da inflação dos preços causada pela guerra na Ucrânia; “temos de ser bons vizinhos”, disse o Sr. Dom Pio.
A Visita Pastoral encerrou com a celebração da Eucaristia Dominical, no domingo, dia 20, às 11:15h; uma celebração muito participada e marcada pela presença da cruz da Jornada Mundial da Juventude, colocada pelos jovens da paróquia em frente ao altar.
O Pe António Teixeira, pároco local, deixa publicamente aqui manifesta a honra que foi acompanhar o Sr. Dom Pio Alves nestas Visitas Pastorais às comunidades de Covas, Sousela, Lustosa e Nespereira, e deseja-lhe muita saúde e felicidades no desempenho do seu múnus episcopal. É um Pastor próximo e atento aos padres e ao povo da Diocese do Porto.
(padre António Teixeira)