
No pretérito sábado dia 19 de Março pelas 17h, dia de S. José, esposo da Virgem Santa Maria e dia do pai foi inaugurada a obra de restauro e requalificação do Monte Calvário.
Foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo nosso bispo, Sr. D. Manuel Linda, concelebrada pelo Sr. D. Joaquim, bispo emérito de Viana, Angola, o Sr. Vigário, padre Miguel, o Sr. D. Abade da comunidade monástica de Singeverga e outros sacerdotes concelebrantes. O Sr. Presidente da Câmara Municipal de S. Tirso, Dr. Alberto Costa também esteve presente.
O Calvário situa-se na encosta de um monte, com pelo menos 300 anos a julgar pelas gravações da data da construção da capela. É um lugar que marca a história religiosa desta freguesia. Foram restauradas as imagens da capela e do nicho que representam a Paixão e morte de Jesus. O espaço foi renovado com relva e oliveiras. Sendo este espaço religioso dedicado à paixão e morte do Senhor, não tinha nenhuma cruz. Por isso fizemos no alto do monte Calvário 3 cruzes em aço corten, uma cruz grande, (14,50 metros), ladeada por duas mais pequenas, (7 metros). O que faz com seja o maior Calvário do nosso país. No mesmo material, fizemos uma Via Sacra para ladear o escadório ao longo da subida.
Finalmente e porque vivemos o Ano da Família e tivemos o ano dedicado a S. José fizemos as três imagens da Sagrada Família, com dois metros de altura à entrada do espaço e o anjo da anunciação. Este lugar tornou-se mais acolhedor, e pela sua arte sacra convida as pessoas que o visitem a meditarem nos mistérios Incarnação de Jesus Cristo, Filho de Deus, e na Sua Paixão, morte e Ressurreição. O nosso bispo, Sr. D. Manuel, referiu na sua homilia que este é um lugar de beleza singular na diocese, lugar que nos interpela espiritualmente para meditarmos o Evangelho.
(padre Felisberto Capela)