Ucrânia: Ordens dos médicos e enfermeiros assinaram protocolo com a diocese do Porto

Foto. João Lopes Cardoso

Acordo foi celebrado no âmbito do acolhimento no Seminário do Bom Pastor de refugiados da guerra na Ucrânia

Na quinta-feira dia 17 de março, teve lugar no Paço Episcopal do Porto, um momento de relevante importância no âmbito da ajuda aos refugiados ucranianos que estão a ser acolhidos no Seminário do Bom Pastor em Ermesinde. A Ordem dos Médicos e a Ordem dos Enfermeiros assinaram um protocolo de cooperação com a diocese do Porto, através da Obra Diocesana de Promoção Social, para o “acolhimento e integração dos refugiados ucranianos”.

O acordo agora assinado visa “assegurar a prestação de cuidados de saúde, nas respetivas áreas de atuação, às pessoas refugiadas que sejam acolhidas no Seminário do Bom Pastor, nomeadamente realizando a primeira avaliação médica e de enfermagem da condição desses refugiados”.

Está previsto no articulado deste protocolo que “a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Enfermeiros envidarão os melhores esforços para assegurar a assistência médica e de enfermagem que seja necessária”.

É também assumido neste acordo que “sempre que o estado de saúde do refugiado exija cuidados diferenciados, a Ordem dos Médicos encaminhará o refugiado para o Serviço Nacional de Saúde”.

De referir ainda que no texto desta cooperação é garantido que “todos os consumíveis médicos e de enfermagem necessários à prestação dos cuidados de saúde no Seminário Bom Pastor, como, por exemplo, medicamentos, material de pequena cirurgia /pensos, seringas, serão fornecidos pela Obra Diocesana de Promoção Social.

A formalização deste protocolo foi feita na presença do bispo do Porto, D. Manuel Linda e do ecónomo diocesano, padre Samuel Guedes.

Pelas entidades que assumiram este compromisso de cooperação assinaram o acordo o Prof. António Araújo pela Ordem dos Médicos, o enfermeiro João Paulo Carvalho pela Ordem dos Enfermeiros e o padre Luís Brito pela Obra Diocesana de Promoção Social.

Recordemos que no passado dia 11 de março, também no âmbito do acolhimento de refugiados ucranianos no Seminário do Bom Pastor, foi assinado pela diocese do Porto através da Obra Diocesana e Promoção Social, um protocolo de cooperação com a Segurança Social.

O Seminário do Bom Pastor está preparado para receber até 75 pessoas.

RS