Na Casa Diocesana de Vilar tinha vindo a funcionar, desde setembro de 2018, a Livraria Telos Paulus, que sucedera à Livraria da Fundação Voz Portucalense (por sua vez herdeira da Telos, fundada por D. António Ferreira Gomes), que funcionou ao longo de décadas na Rua de Santa Catarina 521, também sede da redação do semanário Diocesano.
Por M. Correia Fernandes
Na altura o novo projeto da Livraria foi apresentado como “um conceito de espaço onde possa haver venda de livros, mas também de conferências, de apresentação das obras que são publicadas, de tertúlia” (ver a Voz Portucalense de 28 de julho de 2018, altura em que foi apresentado o projeto).
A relação da Paulus com a Diocese do Porto conduziu à parceria para um novo espaço. O novo espaço situa-se na Rua Júlio Dinis, com o número 80, junto ao Centro de Cultura Católica (Torre da Marca) e em frente aos jardins municipais do Palácio de Cristal, ao lado também da Casa Sacerdotal. É este espaço que albergará, a partir de 19 de março de 2022 a nova Livraria Paulus, sob a direção do Instituto dos sacerdotes e irmãos designados como “Paulinos”, da Pia Sociedade de São Paulo, que tem como desígnio e missão a evangelização através dos meios de comunicação social, da reflexão teológica, da difusão bíblica e da Cultura cristã e universal. A Livraria integra-se no projeto da Paulus Editora, que inclui já seis livrarias em Portugal e com grande expansão em todo do Brasil e nos países da América do Sul.
A inauguração deste novo espaço eclesial terá lugar no sábado, 19 de março, ás 10h, e contará com a presença de D. Manuel Linda, Bispo do Porto, que fará a apresentação do seu novo livro, com o título Orvalho de Luz, em edição da própria Editora Paulus.
Para um melhor conhecimento do projeto da livraria Paulus, o seu atual Diretor, o Padre Favio Marín, sacer dote originário da Colômbia, enviou aos párocos da Diocese uma carta informativa, que transcrevemos:
A Paulus Editora, até à data, estava presente na Diocese do Porto com a livraria Telos-Paulus, situada no seminário de Vilar, na cidade do Porto.
Desde o primeiro momento, da nossa chegada, que a Diocese e a cidade do Porto são muito importantes para o desenvolvimento da nossa missão e apostolado, enquanto evangelização através dos meios de comunicação social.
Pela sua importância, a Paulus Editora aceitou o convite da Diocese e decidiu alargar os horizontes e expandir a sua presença à cidade. Queremos, também nós, ser Igreja em saída, recordando o apelo do Papa Francisco, na EVANGELII GAUDIUM, «fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo» (EG, n.º23).
É o momento oportuno para sair de um ambiente exclusivamente eclesial e ir ao encontro de todos. Assim, é com muito entusiamo e fidelidade apostólica, que comunicamos que a Paulus Editora irá abrir a nova Livraria na Rua Júlio Dinis, n.º 80, L1, na cidade do Porto, um espaço pertencente à Diocese numa nova parceria.
A inauguração deve acontecer a 19 de Março, dia de São José, padroeiro universal da Igreja, pelas 11horas da manhã, com a presença de D. Manuel Linda. Sinta-se desde já convidado. Não obstante, gostaríamos de afirmar que contamos com a sua visita em qualquer outro dia, não nos deixe de visitar.
Com os votos de uma Santa Quaresma,
Assinado Pe Favio Marin Marin, Diretor-Geral da Paulus Editora
Um diálogo de orientação
Voz Portucalense procurou um breve diálogo com o Diretor-Geral P. Favio Marin, havido no próprio espaço da nova Livraria, obtendo uma reflexão pessoal sobre o sentido e projeto desta nova livrara, a sua inserção nos planos da editora e da Pia Sociedade de São Paulo (fundado pelo P. Tiago Alberione, em 20 de agosto de 1914, e aprovada em 27 de junho de 1949, pelo Papa Pio XII).
Do diálogo mantido registamos os seguintes pontos principais:
O projeto da Paulus pretende chegar a um público mais alargado, estar disponível para mais pessoas, neste espaço aberto, em lugar público, também próximo do Centro de Cultura Católica e dos próprios jardins do Palácio de Cristal, lugar emblemático da cidade. Buscamos não só a presença, mas o apelo e contacto com as pessoas.
Por outro lado, queremos ampliar a nossa gama de produtos, quer em quantidade quer em qualidade. Assim disponibilizaremos não apenas os nossos livros, mas também outros artigos de uso litúrgico, procurando e estar disponíveis para as paróquias e outras instituições.
Desejamos que seja ao mesmo tempo um ponto de encontro e diálogo, através dos serviços que disponibilizamos.
É também importante a visibilidade.
Queremos igualmente proporcionar o espaço como ponto de encontro, bem como de realização de eventos, de tertúlias e apresentação de livros.
Consideramos muito importante a nossa presença no Porto, uma cidade de grande relevância cívica e cultural, e por isso procuramos que a Paulus tenha uma presença mais forte em Portugal e especialmente nesta cidade e diocese.
Na primeira semana de abertura teremos descontos especiais. Poderão ser procurados catálogos e informação que estrão disponíveis na própria livraria.
Desejamos que a livraria de converta em centro cultural para evangelização, um púlpito para a palavra de Deus, na esteira do que dizia Tiago Alberione: “A nossa paróquia é o mundo”.
A livraria estará aberta em horário normal: de segunda a sexta feira das 10h ás 13h e das 14h às 18h, e aos sábados das 10h às 13h.