Catequistas da Paróquia de Nossa Senhora da Hora inauguram caminhada sinodal

O nosso Conselho Paroquial de Pastoral tinha, há mais de um mês, dito e escrito: valorize-se na Quaresma, tempo favorável, uma caminhada sinodal, sem mais propostas dispersivas: uma caminhada sinodal dos vários grupos pastorais, de grupos de pais com filhos na catequese, do povo de Deus em geral. O acerto da escolha foi confirmado pela recente Nota dos Bispos do Porto, sugerindo que a caminhada sinodal fosse a nossa principal penitência quaresmal.

Numa mensagem, também gravada em vídeo e na homilia inaugural da Quaresma, o pároco insistiu: «A caminhada sinodal, que propomos a todos os grupos pastorais, aos pais com filhos na catequese, e ao povo de Deus em geral, seja a nossa principal penitência quaresmal. “Que ninguém fique de fora” (Bispos do Porto, Nota para a Quaresma 2022). Esta é a grande proposta desta Quaresma de 2022. Vamos agarrá-la? Este é o tempo favorável. E se não for este, que outro tempo o será»?

Neste 1.º domingo da Quaresma, estrearam-se na caminhada os catequistas, “ensaiando”, entre si, o caminho a percorrer com os pais e com os catequizandos da adolescência.

Uma belíssima tarde, entre a Igreja Paroquial, o Parque do Carriçal, a Praça e o Parque das Sete Bicas até concluir na Igreja Antiga. Duas horas e meia de caminhada, entre oito perguntas, respostas, partilhas, cânticos, paragens. Uma Catequista recolheu a reflexão e irá apresentar a síntese. Duas perguntas, para as quais não houve tempo, ficarão a ser discutidas entre os catequistas de cada ano da catequese.

Há muito não tínhamos tantas catequistas a caminharem juntas. Um ou outro catequista integrará a caminhada sinodal no Grupo de Jovens, com data já marcada. Vários grupos pastorais já delinearam e programaram a sua caminhada. O Pároco, que peregrinou com os catequistas, acompanhará um grupo de fiéis, não vinculado a qualquer serviço paroquial, no dia 20 de março.

Desde novembro, têm-se realizado outro tipo de encontro sinodais, em jeito de lectio divina,. via zoom, a partir das Sete Cartas do Apocalipse.

Para já, isto das caminhadas sinodais começou mesmo muito bem. É a promessa de uma Primavera do Espírito que se anuncia. Este é o tempo favorável… da escuta. Repitamos: “E se não for este, que outro tempo o será”?

AG