Coro da Sé Catedral do Porto celebra 51 anos

Na noite de sábado 26 de fevereiro de 2026 a Coro da Sé proporcionou um Concerto Coral e instrumental na comemoração do 51.º aniversário da sua fundação (em 1 de março de 1971).

O Concerto contou com a presença do seu fundador, o Cónego António Ferreira dos Santos, que regressado da Alemanha avançou, com o apoio do Bispo da Diocese, com esse projeto, cuja atividade se mantém até ao presente. Apesar das suas limitações de movimentos, esteve presente e foi homenageado no evento, com palavras do Presidente do Cabido, Jorge Cunha e do Presidente da Direção, Miguel Simões. No final foi agraciado com um ramo de flores.

O concerto foi constituído por música coral, música instrumental e composições para órgão.

Sob a direção do Maestro Tiago Ferreira, atuaram o Quinteto de Metais e Tímpanos, e o organista Filipe Veríssimo, que interpretou dois concertos de J. S. Bach, além do acompanhamento do Coro.

O programa variado, iniciou-se com uma obras de F. Mendelssohn (Coro, conjunto e órgão), passou por obras corais do séc. XVI ao sé XX, incluindo duas obras de P. Ferreira dos Santos, recentemente compostas: “Salve, estrela do mar” e “Cântico dos três jovens”, este composto para aa ordenação do Bispo Auxiliar D. Vitorino Soares.

No final a coro, orquestra e órgão apresentaram como extra, com o habitual brilho, o “Salve, estrela do mar”, obra de grande beleza e expressividade mariana.

Saúde-se a presença de numerosas pessoas que encheram a nave central da Sé. Oxalá esta presença possa repetir-se em próximos concertos, entre os quais a anunciada Paixão segundo São Mateus de J. S. Bach.

CF