
A Visita de D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, a Lustosa (S. Tiago Maior), em Lousada, começou na quinta-feira, dia 24 de fevereiro, às 10h, com uma visita ao Centro Escolar de Lustosa que possui Pré-escolar e Ensino Básico.
O acolhimento foi muito caloroso, com as crianças a cantarem uma pequena canção. O espaço da escola é muito agradável e bem conservado onde o bom ambiente, proporcionado pelos professores e auxiliares, ajuda imensamente na formação dos futuros.
De seguida visitou a Escola Básica e Secundária de Lousada Norte – Lustosa que contou com pequenos grupos de alunos dos vários anos. No espaço da biblioteca, houve lugar para um pequeno espetáculo musical pelo grupo de alunos e professores de música da escola, não faltando um pequeno bolo para marcar esta visita.
Desta escola, D. Pio Alves dirigiu-se ao Centro de Estudos “Crescer Feliz” que acompanha vários alunos desta e de outras escolas no sentido de ajudar a suprir algumas necessidades de estudo e algumas terapias, tendo inaugurado uma Sala de Integração Sensorial.
O bispo auxiliar do Porto esteve também no Centro Social Paroquial de Lustosa. De seguida deslocou-se, numa pequena caminhada higiénica, ao Centro de Estudos “A magia das Letras” para conhecer as instalações e conversar um pouco com as crianças que lá se encontravam no momento. Deixou-lhes o desafio de serem amigos uns dos outros e agradecerem o trabalho dos professores e pessoas que os ajudam a crescer.
Na proximidade da igreja paroquial, D. Pio Alves conheceu a Capela de S. Roque, as salas da catequese, a Residência Paroquial e as salas utilizadas pelas várias secções do CNE. Especial visita às futuras instalações do Agrupamento cuja obra se encontra em fase de conclusão, a cargo e oferta da Junta de Freguesia.
De tarde visitou as salas das 3 Creches do Centro Social Paroquial de Lustosa. Os meninos do Pré-escolar fizeram-lhe uma saudação muito animada cantando e dançando uma canção infantil.
Sem que se alterasse o horário habitual da eucaristia ferial, D. Pio Alves presidiu à Eucaristia na Igreja Paroquial às 17h. Esta celebração foi bastante participada dado que nela se comemorava um sétimo dia de falecimento de um membro da comunidade paroquial. Para além do apelo para que se rezasse pela paz na Ucrânia, D. Pio deixou uma palavra de esperança à família enlutada pela perda do seu familiar.
Finda a celebração eucarística, houve lugar a um encontro com o Presidente da Junta, Armando Silva, na obra, futura sede do Agrupamento de Escuteiros, onde conversaram sobre os acabamentos e inauguração da mesma, prevista para setembro deste ano.
Este dia terminou com um encontro com todos os colaboradores da comunidade paroquial às 21h, no salão paroquial. Foram-lhe apresentados os vários grupos paroquiais e, depois de ouvidos, D. Pio Alves deixou algumas sugestões e recomendações no sentido de continuarem o bom trabalho que têm feito, de se renovarem com novos membros também em idade e dando-lhes esperança num futuro melhor de uma Igreja cada vez mais unida e participativa.
Na sexta-feira, dia 25, o dia começou com a visita a algumas empresas de Lustosa: uma de pirotecnia que marcou a presença do prelado com uma pequena sessão de fogo; uma confeção com cerca de 25 funcionários e uma outra de mobiliário de bricolage, de donos bem jovens e empreendedores que sonham uma expansão internacional.
A tarde deste dia ficou reservado à visita de alguns doentes espalhados pela vasta área da paróquia. Uma visita acompanhada por um MEC que os conhece a todos e fez as apresentações em todas as casas.
Logo depois do jantar, o bispo auxiliar do Porto presidiu à vigília dos Escuteiros na Igreja Paroquial, que visou rezar e preparar a celebração das Promessas que aconteceram no sábado, dia seguinte, na eucaristia vespertina às 19h.
Já quase na meta final da Visita Pastoral, no sábado de tarde, realizaram-se dois encontros gerais de catequese, com as crianças, pais e catequistas, no espaço do refeitório da Escola Básica: às 14:30h com a catequese da Infância e às 16h com a adolescência e jovens. Para além do apelo que D. Pio Alves fez aos pais para educarem os filhos na sua educação cristã, deixou o apelo a que os incentivem e acompanhem na participação da eucaristia.
Ainda nesta tarde, o Sr. bispo foi recebido pela Junta de Freguesia nas suas instalações, onde marcaram presença as Associações e Coletividades da terra. Depois de uma palavra inicial de acolhimento por parte do Sr. Presidente da Junta da Freguesia, apresentaram-se as duas Associações, a saber, a Associação de Pais Centro Escolar de Lustosa e a Associação Desportiva de Lustosa. O Sr. Bispo deixou um reconhecimento do trabalho que estas fazem na edificação da sociedade e manifestou a disponibilidade de colaboração que a Paróquia pode exercer em conjunto com estas.
Este dia de sábado culminou com a celebração da Eucaristia Vespertina, na Igreja Paroquial, com a participarão do Agrupamento de Escuteiros, onde fizeram promessas alguns elementos de algumas Secções. A mensagem central deixada pelo Sr. Dom Pio teve que ver com a limpeza do coração de cada um para dar lugar ao amor e à disponibilidade para os outros no dia-a-dia da nossa vida de cristãos e de irmãos.
Toda a Visita Pastoral culminou no domingo, com a celebração dominical na Igreja Paroquial às 10:30h. Foi um momento solene e de elevada emoção para todos.
(inf: padre António Teixeira)