
No sábado, dia 26 de fevereiro, às 21 horas, comunidades católica e ortodoxa promovem uma oração pela Ucrânia, neste momento em que o país a ser invadido pela Rússia.
“Uma ação de solidariedade para com o Povo Ucraniano” refere um comunicado enviado para a VP. O evento terá lugar na Igreja de Senhora da Conceição, na Praça Marquês de Pombal no Porto.
A ação está a ser organizada pela Paróquia Ortodoxa Ucraniana de São Pantaleão e pela Paróquia católica da Senhora da Conceição.
A vigília de oração será presidida pelo bispo auxiliar do Porto, D. Armando Domingues num momento vivido “juntamente com os irmãos Ortodoxos Ucranianos da Paróquia de São Pantaleão, no Porto” – pode-se ler no comunicado.
“Vamos orar pela paz” – afirma a organização do evento.
Este momento de oração “terminará no jardim da Praça do Marquês”.
No comunicado enviado para a redação de VP são recordadas palavras do Papa Francisco na sua Encíclica Fratelli tutti, na qual afirma que a guerra “não é um fantasma do passado, mas tornou-se uma ameaça constante. O mundo encontra cada vez mais dificuldade no lento caminho da paz que empreendeu e que começava a dar frutos. Se queremos um autêntico desenvolvimento humano integral para todos, devemos prosseguir sem cansar no compromisso de evitar a guerra entre nações e povos”
“Toda a guerra deixa o mundo pior do que o encontrou. A guerra é um fracasso da política e da humanidade, uma rendição vergonhosa, uma derrota diante das forças do mal. Uma guerra é uma loucura. Tenho muita dor no coração por causa do agravamento da situação na Ucrânia. E agora gostaria de apelar a todos, crentes e não-crentes. Jesus ensinou-nos que à diabólica insensatez da violência se responde com as armas de Deus, com a oração e o jejum.”
Recordemos que o Papa Francisco convocou um Dia de Oração pela paz na Ucrânia para o próximo dia 2 de março, Quarta-Feira de Cinzas.
Mais informações sobre a Oração no Porto: Padre Micaelo (ortodoxo) 969485160 / Padre Rubens Marques (católico) 914371550
RS