
O Comité Organizador Diocesano do Porto (COD) da JMJ Lisboa 2023 lança neste mês de fevereiro o folheto “Levanta-te” que propõe aos jovens e menos jovens viverem a preparação da JMJ Lisboa 2023 em ritmo sinodal.
Encontrar e escutar: um desafio sinodal preparando a JMJ
Com o lançamento do Sínodo de 2023, em outubro passado, o Papa Francisco apelou ao início de um verdadeiro processo sinodal em todas as dioceses do mundo.
“Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão” é o tema da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos bispos de outubro de 2023. Até agosto de 2022 decorre a fase diocesana.
Na sua homilia no início do Sínodo, o Papa Francisco frisou três verbos essenciais a conjugar neste itinerário sinodal que agora se abre para toda a Igreja: “encontrar, escutar, discernir”.
“Fazer Sínodo é colocar-se no mesmo caminho do Verbo feito homem: é seguir as suas pisadas, escutando a sua Palavra juntamente com as palavras dos outros” – declarou o Santo Padre.
Proposta para viver a JMJ fazendo sínodo
A proposta de vivência do COD Porto aponta atitudes de proximidade e questões para conversar:
Atitudes
Imprime este folheto em vários exemplares
Vai ao encontro das pessoas e entrega este folheto
Aos jovens teus amigos e mesmo aos mais velhos
Aproveita para com essas pessoas conversar
Sobre a vida. Sobre a Igreja
Partilha inquietações e opiniões.
Mas, sobretudo, ouve as pessoas. Promove a escuta.
Questões para a conversa
– Assinale algo que gosta na vivência da Igreja Católica
– Indique uma experiência negativa que tenha vivido em Igreja
– Indique algo que gostaria que mudasse na Igreja
– Refira algo que poderia mudar em si para melhorar a relação com a Igreja
Entretanto na Peregrinação dos símbolos JMJ
Cruz e ícone chegam ao Porto em outubro de 2022
Já passaram pelo Algarve, Beja e Évora. Em fevereiro estão na diocese de Portalegre-Castelo Branco
A peregrinação dos símbolos da JMJ tem sido nos últimos meses um grande movimento de evangelização. Vai chegar ao Porto em outubro de 2022. O percurso começou em novembro de 2021 no Algarve.
Os algarvios foram os primeiros a acolher os símbolos em Portugal, neste percurso de fé até à diocese de Lisboa que receberá a cruz e o ícone mariano em julho de 2023 e que de 1 a 6 de agosto será palco do grande encontro de jovens.
No passado mês de dezembro a cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani” chegaram ao Alentejo. Em Beja os símbolos encheram de alegria toda a diocese. Em janeiro peregrinaram na arquidiocese de Évora e neste mês de fevereiro será a vez da diocese de Portalegre-Castelo Branco.
Os símbolos da JMJ por onde passam proporcionam momentos de intensidade de encontro e partilha preparando o caminho dos jovens para a JMJ Lisboa 2023.
RS