Partido Socialista venceu eleições legislativas com maioria absoluta

Foto: Pedro Rocha / Global Imagens

Nas eleições legislativas do passado domingo dia 30 de janeiro, a força política vencedora foi o Partido Socialista recolhendo uma maioria absoluta de 117 deputados eleitos na nova Assembleia da República a constituir. O Partido Socialista ganhou em todos os distritos de Portugal Continental.

Segundo a Agência Lusa, o líder socialista, António Costa, em declarações aos jornalistas, afirmou que, depois de seis anos de Governo e dois de luta contra a pandemia da covid-19, é com “muita emoção” que irá assumir a “responsabilidade” que os portugueses lhe confiaram.

“Depois de seis anos do exercício de funções como primeiro-ministro, depois dos últimos dois anos num combate sem precedentes contra uma pandemia, é com muita, muita emoção que assumo esta responsabilidade que os portugueses hoje me confiaram” – declarou António Costa.

Entretanto, no rescaldo das eleições legislativas verifica-se que o PSD teve um mau resultado, não só porque perde, mas também porque vê crescer à sua direita a Iniciativa Liberal e o Chega com amplas representações parlamentares. O CDS desaparece do Parlamento. À esquerda CDU e BE ficaram reduzidos a mínimos históricos e o PAN e o Livre elegeram um deputado cada.

Em breve será iniciada uma legislatura com condições objetivas para durar até janeiro de 2026. Curiosamente, uma data que coincide com as eleições presidenciais às quais já não se poderá recandidatar Marcelo Rebelo de Sousa. Mais uma variável para as dinâmicas políticas nacionais dos próximos anos.

RS